Mais
×

Como usar a guitarra como controlador MIDI no PC

Atualizado em 17 abril, 2017

Devido ao fato de a guitarra ter as raízes no mundo analógico, é difícil usá-la como um instrumento MIDI. Esse tipo de dado consiste no tom, na velocidade e duração de cada nota tocada, o que é perfeito para instrumentos de teclas, mas limita muito as nuances e o caráter do som de uma guitarra. Apesar disso, é possível usar a guitarra como controlador MIDI. O melhor custo-benefício para isso é comprar um conversor de guitarra em MIDI e usá-la para controlar os softwares de sintetizadores no seu computador.

Instruções

Use uma guitarra como controlador MIDI (electric guitar image by Blue Moon from Fotolia.com)
  1. Conecte uma ponta do cabo MIDI na saída do conversor e a outra na entrada da interface de áudio. Mantenha tanto o conversor quanto o PC desligados.

  2. Conecte uma ponta do cabo p10 na entrada do conversor. Ela estará marcada como "Input" ou "Guitar". Conecte a outra ponta na sua guitarra.

  3. Ligue o conversor e depois o PC. Se o conversor possuir um medidor de nível ou indicador de clipagem, ajuste o controle de volume na guitarra para enviar um sinal limpo e claro ao conversor que não distorça muito.

  4. Abra o software de sintetizador e vá em "Settings" (Ajustes) ou "Preferences" (Preferências). Procure por um campo ou aba com a palavra "MIDI" e selecione a interface de áudio.

  5. Procure por um campo ou aba indicando "Output" (Saída) e selecione a interface de áudio. Veja se o volume master do sintetizador está ativado. Você deverá estar ouvindo o som nesse momento.

Dicas

  • Para melhores resultados, ajuste o software do sintetizador para ignorar os dados de vibração de tons. As guitarras já produzem bastante vibração e ela tende a soar estranha quando interpretada em dados MIDI. Você pode conectar um pedal de sustain ou sostenuto (pedais de sustentação) na entrada de footswitch do conversor para manipular melhor os dados MIDI.

O que você precisa

  • Guitarra
  • Conversos de guitarra para MIDI
  • Cabo de guitarra (também conhecido como cabo p10)
  • Cabo MIDI
  • Interface de áudio com entradas MIDI
  • PC
  • Software de sintetizador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article