Mais
×

Como fazer uma guitarra de papel cartão

Atualizado em 13 junho, 2017

O som ocorre como resultado direto da vibração de um objeto e as partículas de ar ao seu redor. Sem o movimento e as partículas, nenhum som pode ser produzido. É possível ilustrar as propriedades de som através da criação de uma guitarra de papelão. Ao tocar nas cordas, será possível mostrar como movimento e vibração trabalham em conjunto para produzir ondas sonoras. Usando cordas diferentes de tamanho, a guitarra também permitirá que o projeto de escola demonstre uma outra propriedade do som, conhecido como a afinação.

Instruções

O som ocorre como resultado direto da vibração de um objeto e as partículas de ar (guitar image by Mikhail Olykainen from Fotolia.com)
  1. Trace um círculo no centro da tampa da caixa de sapatos. Use o fundo da lata de café como o modelo por um círculo perfeito. Corte cuidadosamente o círculo.

  2. Coloque todos os seis elásticos de borracha em torno da caixa de sapatos. Posicione do mais grosso ao mais fino e todos devem ficar sobre o buraco no círculo.

  3. Corte seis entalhes espaçados uniformemente em um lado do lápis usando um canivete. Cada entalhe deve ser apenas grande o suficiente para caber um elástico. Certifique-se de não fazer os entalhes mais distantes do que a largura do orifício no círculo.

  4. Deslize o lápis sob os elásticos em uma das extremidades da caixa de sapatos. Coloque um elástico em cada entalhe. O lápis elevará as cordas e as manterá no lugar, agindo como uma ponte de guitarra.

  5. Cole a régua na direção da largura na parte de trás da caixa de sapatos, o lado sem a tampa. Deixe a régua ficar um pouco para fora da lateral da caixa de sapatos, sendo o pescoço e o braço da guitarra.

  6. Decore usando tintas. Faça parecido com um violão clássico ou escolha o seu próprio tema criativo.

Aviso

  • Não corte o círculo na tampa da caixa muito grande ou comprometerá a força da tampa. Uma tampa enfraquecida não suportará a tensão dos elásticos, causando a quebra da guitarra.

O que você precisa

  • Caixa de sapatos de papelão grosso
  • 6 elásticos de várias larguras
  • Lata de café
  • Régua de madeira
  • Lápis
  • Canivete
  • Cola
  • Tintas (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article