Mais
×

Habilidades necessárias para se tornar um consultor organizacional

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um consultor organizacional tem como função trazer coesão e visão para uma estratégia de negócios, para um procedimento ou até para todo um departamento. Um consultor organizacional pode ter um posição fixa dentro de uma empresa ou pode ser contratado temporariamente para oferecer assistência a um projeto ou objetivo específico. Embora os consultores trabalhem em uma variedade de indústrias, as habilidades necessárias para se tornar um consultor organizacional de sucesso são similares independentemente da posição.

Consultores organizacionais trabalham individualmente ou como parte de uma equipe (business meeting2 image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Sólidas habilidades interpessoais

Um consultor organizacional de sucesso deve possuir sólidas habilidades interpessoais, de modo que possa compreender e reagir a um amplo espectro de diferentes necessidades de uma empresa. Um consultor também deve ser capaz de se comunicar efetivamente com diferentes indivíduos e personalidades. O site ManagerWise.com diz que um consultor organizacional deve possuir habilidades de comunicação, de escuta e de sintetização de informações de primeira qualidade. Além disso, os consultores são considerados líderes, portanto, você deve ter habilidades de liderança para se tornar um profissional desse tipo.

Sólidas habilidades de organização

É evidente que um consultor organizacional deve possuir excelentes habilidades de organização. O consultor deve ser capaz de gerir seu tempo de forma eficaz enquanto lida com diferentes detalhes de projetos e planos. Esse profissional deve conseguir construir e apresentar propostas de projetos e colocar esses planos em ação de acordo com o prazo definido e com as metas e objetivos estabelecidos.

Boa capacidade de previsão

Um consultor organizacional deve possuir um senso empresarial que inclua uma boa previsão de tendências de mercado, de necessidades da empresa e de objetivos dos departamentos. O Center for Continuing & Professional Organization indica que muitas empresas buscam se manter informadas sobre mudanças em escala local e global. É esperado que os consultores organizacionais estejam vários passos à frente das mudanças iminentes, fornecendo orientações para o planejamento e implementação dos objetivos da empresa.

Forte ética de trabalho

Dependendo do escopo da tarefa, projetos de consultoria organizacional podem levar tempo e requerer o investimento de muitas horas de trabalho. O profissional deve manter uma forte ética de trabalho e dedicar o tempo necessário para viabilizar o projeto e para garantir o objetivo desejado. Além disso, o consultor pode não possuir uma equipe de consultores para ajudá-lo, então, será necessário um grande esforço para encontrar seus próprios clientes, para sugerir propostas e para orientar projetos consistentemente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article