O que são habilidades rítmicas?

Escrito por simon foden Google | Traduzido por tiago alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são habilidades rítmicas?
Coordenação, sincronia e capacidade de identificar ritmos influenciam no aprendizado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As habilidades rítmicas se referem à capacidade de uma pessoa para criar, responder ou identificar um ritmo específico. Embora não sejam exclusivas dos músicos, as habilidades rítmicas são geralmente mais evidentes e desenvolvidas entre aqueles que praticam um instrumento musical. Em um estudo realizado pela Open University, sensores de vibração foram usados para avaliar se as habilidades rítmicas de uma pessoa podem ser melhoradas sob orientação. As habilidades rítmicas também se aplicam a atividades não musicais, como a leitura.

Outras pessoas estão lendo

Coordenação

A coordenação diferencia os bons músicos e dançarinos dos medíocres. A capacidade de mover os membros independentemente um do outro influencia a capacidade musical de uma pessoa. Um teste básico para essa habilidade é tocar simultaneamente a cabeça com uma mão e esfregar a barriga com a outra, já que para realizar esta atividade você precisa de um certo nível de coordenação. Uma pessoa que é incapaz de realizar esse exercício rítmico básico não é indicada para operar máquinas com roda e manivela.

Identificação

A capacidade de identificar um ritmo, em qualquer formato, é uma habilidade rítmica. A professora Jenny Thomson da Harvard Graduate School of Education acredita que a capacidade limitada para identificar o ritmo de uma palavra escrita causa problemas na leitura e aprendizado de um novo idioma, pois o indivíduo que não identifica um padrão rítmico silábico não consegue reproduzir o som escrito no papel.

Sincronia

A sincronia é uma habilidade essencial para os músicos. Em um contexto profissional, os músicos com uma sincronia ruim levam mais tempo para gravar uma música com precisão satisfatória e, assim, eles precisam passar mais tempo no estúdio de gravação até acertar. Se o estúdio cobrar por hora, a sua falta de sincronia vai custar dinheiro. É por isso que os bateristas com alto nível de sincronia são inestimáveis. O baterista do U2 Larry Mullen impressionou o produtor musical Brian Eno com sua sincronia incrível. Mullen afirmou que o metrônomo digital com o qual a banda gravara estava fora do tempo. Como estes metrônomos digitais são projetados para parar músicos que tocam fora do tempo, Eno achou que Mullen estava errado. Eno depois descobriu que ele tinha ajustado o metrônomo seis milésimos de segundo mais lento.

O que são habilidades rítmicas?
Larry Mullen tem uma sincronia medida em milésimos de segundo de acordo com Brian Eno (Getty Images/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Composição

A composição de um ritmo requer uma combinação de criatividade e pragmatismo. A capacidade de julgar que tipo de ritmo funciona melhor para uma determinada música é uma habilidade criativa, enquanto que a capacidade de construir um ritmo coerente em um dado compasso é um exercício matemático.

Memorização e repetição

Memorizar e repetir são habilidades rítmicas básicas. O exercício de palmas é uma forma conveniente de identificar alunos mais qualificados ritmicamente. Ditando um ritmo com palmas para uma criança e pedindo para que esta o reproduza, os professores de percussão podem medir a sua habilidade rítmica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível