Mais
×

Como habilitar e desabilitar a placa de Ethernet usando Linux

Atualizado em 17 abril, 2017

O Linux interage com qualquer adaptador de rede através de um sistema operativo chamado "network interface". Esse sistema apresenta um conjunto uniforme de bases para aplicações que requerem acesso a uma rede, enquanto ocultam detalhes específicos sobre o adaptador de hardware e os seus parâmetros de configuração. Em particular, você pode habilitar e desabilitar uma placa de rede, ativando comandos do Linux que interajam com a interface de rede correspondente.

Instruções

Você pode ligar e desligar adaptador de Ethernet com fio através do Linux (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Acesse o Linux.

  2. Execute um comando. A maneira específica de efetuar esse passo depende da distribuição do Linux e de como a sua máquina foi configurada. Por exemplo, para a configuração padrão do Ubuntu Linux, clique em "Applications" (Aplicações), na barra de tarefas localizada no topo da área de trabalho. Selecione "Accesories" (acessórios) e, em seguida, "Terminal".

  3. Adquira privilégios de super-usuário digitando "su" e pressione "Enter". Insira a senha de raiz (root). Se sua distribuição Linux não tiver uma conta de "raiz" habilitada no padrão, digite "sudo bash" e insira sua própria senha quando indicado.

  4. Digite o seguinte comando:

    "ifconfig"

    Tecle "Enter". O comando irá listar interfaces de redes conhecidas do Linux. Localize a que corresponde à placa de Ethernet que você precisa habilitar ou desabilitar. Seu nome vai começar com "eth".

  5. Habilite a placa de Ethernet digitando o seguinte comando:

    "ifconfig eth0 up"

    Substitua o "eth0" pelo nome da interface de rede obtida no passo 4. Tecle "Enter".

  6. Desabilite a placa de Ethernet digitando o seguinte comando:

    "ifconfig eth0 down"

    Substitua o "eth0" pelo nome da rede de interface, obtido no passo 4. Tecle "Enter".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article