Qual a habitação humana da floresta tropical Amazônica?

Escrito por tiffany bennett | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a habitação humana da floresta tropical Amazônica?
A Floresta Amazônica tem sido a casa de centenas de tribos indígenas (rain forest image by Heng kong Chen from Fotolia.com)

A bacia do rio Amazonas ganhou uma reputação como um lugar cheio de plantas, animais e vida humana. Embora seja verdade que esta área seja o lar de um grande número de espécies e culturas únicas, o desenvolvimento moderno da América do Sul reduziu muito seus números.

Outras pessoas estão lendo

História antiga

Antes da descoberta de Colombo do Novo Mundo, muitos nativos viviam na bacia do Rio Amazonas. Embora seus modos de vida terem sido considerados primitivos por estrangeiros, eles na verdade formavam muitas sociedades grandes com costumes sociais intrincados. Eles faziam cerâmica, aravam a terra, administravam florestas, caçavam, pescavam e desenvolveram transporte ao longo do rio. Embora evidência histórica sugira que a população da Amazônia pode ter atingido 10 milhões em um momento, apenas cerca de 1 milhão havia sobrado quando a Europa começou a explorar a América do Sul.

Exploração

A vida para os nativos da Amazônia mudou drasticamente quando o homem branco começou a explorar seu território. De repente, a terra que haviam cultivado por longos anos foi explorada e saqueada pelos conquistadores à procura de ouro e outros recursos. Esses exploradores não só prejudicaram a terra da Amazônia, como também introduziram doenças para as quais os nativos não tinham imunidade. Epidemias de varíola, sarampo e até mesmo do resfriado comum devastaram muitas populações indígenas. No primeiro século da ocupação europeia, 90% da população indígena morreu. Outros foram levados como escravos e obrigados a trabalhar nas plantações locais.

Tribos insividuais

Cada uma das 215 tribos amazônicas conhecidas tem uma rica história cultural própria. A tribo Carib é um exemplo de um grupo que se tornou extinto após a exploração do Novo Mundo. A espalhada tribo Yanomami, um dos maiores grupos indígenas atuais, ocupa uma área do tamanho da França. Eles recebem seu nome de sua sala de estar comum, conhecida como "Yano", onde grande parte da sua vida está centrada. A Amazônia é também a casa das tribos Baka e Mbuti, duas tribos pigmeu que compõem parte do passado das sociedades caçadoras-coletoras do mundo. A partir do final dos anos XX e início do século XXI, as terras da tribo Tageri têm sido objeto de muitos conflitos por causa do petróleo que contém. Além de algumas tribos indígenas, alguns mestiços, indivíduos de ambas as descendências europeia e nativa, se instalaram em partes da Amazônia.

Hoje

Hoje, a maioria das pessoas da Amazônia adotou pelo menos alguns aspectos da cultura ocidental. Além de usarem alguns itens relativamente modernos, como potes e panelas, muitas das pessoas da Amazônia adotaram roupas mais modernas. Alguns nativos foram empregados para vender artesanato ou alimentos nos mercados locais, enquanto outros continuam a caçar e cultivar plantas para sustentar suas famílias. Um pequeno número de tribos na Amazônia nunca teve contato com o mundo exterior. Estes só foram identificados por aviões e dispositivos sensores de calor corporal. De acordo com Tigerhomes.com, havia menos de 250 mil nativos indígenas em 2006.

Protegendo a Amazônia

No final do século XX, várias organizações começaram a expressar preocupação com a preservação do povo e da cultura da Amazônia. Os povos tribais também começaram a lutar para preservar suas terras. Ainda hoje, o conflito entre os povos indígenas, os governos sul-americanos, e aqueles que procuram utilizar os recursos da Amazônia ainda é forte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível