Mais
×

Habitat dos burros

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os componentes do habitat do burro são similares ao de qualquer animal de fazenda: espaço, abrigo, alimentos, água e vegetação. Proporcionar tal habitat requer um certo pensamento, já que os burros domesticados vivem de 30 a 40 anos e crescem entre 200 e 320 kg. Esses animais trabalharam duro e contribuíram para a civilização, ao longo da História.

Os burros precisam de abrigo contra o vento e a chuva (two donkeys image by timur1970 from Fotolia.com)

Abrigo

Os burros evoluíram das altas terras rochosas e dos baixos desertos da Ásia e da África, onde a chuva é limitada. Devido a essa jornada evolutiva, esses animais não se dão bem com a chuva e devem ser protegidos. São suscetíveis à bronquite, pneumonia e fungos dermatológicos, chamados de dermatofilose, advindos do clima úmido. Abrigos de burros em climas mais quentes são, normalmente, resistentes e trilaterais. Se esse ambiente for fechado, esses animais precisarão de 9 m de espaço e uma boa ventilação, por conta da urina, do esterco e da umidade corporal.

Comida e água

Os burros são herbívoros que pastam, isso suplementa boa parte da sua dieta. Esse regime pode ser melhorado com grãos, como a cevada esmagada, feno, farelo de trigo, aveia e pequenas quantidades de milho. Um exagero nas porções de grãos faz com que esses animais fiquem obesos. A perda de peso é difícil para eles. O pesquisador da University of Wisconsin, Kelsey Wells, afirma que os burros gostam de guloseimas especiais, como legumes crus, pães e bolos velhos. Esses mamíferos precisam de 30 L de água por dia e são exigentes sobre beber uma que esteja fresca. O Farm Animal Shelter, um programa estrangeiro de apoio, recomenda dar a esses animais sal em blocos, que podem ser achados em lojas especializadas.

Espaço

Mais do que a área de pastagem que é livre de toxinas, os burros precisam de um espaço com chão de areia para que ele possa rolar. Rolar na sujeira deixa-os mais confortáveis, livrando-os de insetos, além de remover alguns dos óleos de seus pelos. Os burros podem ser territoriais sobre o seu espaço. De fato, alguns fazendeiros colocam esses animais com bandos de ovelhas, de forma a desencorajar os predadores. Eles se dão bem com outros animais e gostam de ser protetores. Contudo, talvez seja necessário removê-lo, se ele começar a ficar possessivo demais com as ovelhas recém-nascidas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article