×
Loading ...

Habitat de corais-cérebro

Atualizado em 17 abril, 2017

Assim como a maioria dos corais, os corais-cérebro se desenvolvem em ambientes de água salgada ao redor do mundo e são essenciais para a biodiversidade desses habitats marinhos, que abrigam outros organismos dependentes deles. Esses habitats dependem de um equilíbrio bastante controlado para sobreviverem.

Os corais-cérebro vivem em ambientes quentes e rasos (brain coral black and white image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Coral-cérebro

Os corais-cérebro vêm de uma grande família de corais no filo dos Cnidários, que inclui águas-vivas e anêmonas. O coral-cérebro é composto por colônias de pólipos que secretam um esqueleto externo rígido de carbonato de cálcio e formam assim os recifes de corais. Esse tipo de coral é um dos principais formadores desses recifes. Seu nome vem dos sulcos em sua estrutura que lembram um cérebro animal.

Loading...

Localização

Os corais-cérebro vivem na maioria dos oceanos do mundo inteiro. Por causa do esqueleto que eles desenvolvem, esses corais podem ser encontrados entre os recifes. Em particular, a Grande Barreira de Corais, o maior sistema de recife de corais ao longo da costa nordeste da Austrália, que cobre uma área de 344.400 quilômetros quadrados, abriga a população mais robusta de corais-cérebro. Esse coral também é prevalente nas regiões em torno do Indo-Pacífico, do Caribe e de Fiji.

Ambiente

O coral-cérebro gosta de viver em um ambiente de águas rasas e quentes, a uma profundidade entre 1 a 30 m abaixo da superfície da água. Essas áreas oceânicas geralmente são recifes em alto mar, que ficam próximas a grandes litorais.

Habitats dos corais

O coral-cérebro também é um importante habitat para outros organismos marinhos. Algas e ouriços-do-mar, por exemplo, vivem entre esses corais. Em troca, o coral pode receber nutrientes de produtos residuais, energia das algas fotossintéticas ou proteção contra pequenas criaturas que poderiam prejudicá-lo. Além disso, a biodiversidade marinha que os ambientes dos recifes criam é uma das mais ricas do mundo.

Ameaças ao habitat

Os habitats de corais-cérebro geralmente são ameaçados pela indústria pesqueira, que devasta o fundo do assoalho oceânico e destrói boa parte do ambiente do qual esses corais e outros organismos dependem. O lodo, produtos químicos e aterros feitos perto dos litorais também ameaçam o habitat do coral-cérebro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...