×
Loading ...

O habitat das lagartixas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando criar répteis como animais de estimação, entender o habitat natural deles é o componente primário para prover o melhor cuidado possível dentro do cativeiro. As lagartixas são um tipo de lagarto e são conhecidas por vocalizar, diferente dos outros lagartos. Existem mais de 2.000 tipos e elas são encontradas por todo o mundo em variados habitats.

Lagartixas são encontradas em uma grande variedade de habitats. (leopard gecko image by Ivan Polushkin from Fotolia.com)

Geografia

As lagartixas podem ser encontradas em todos os continentes do mundo, exceto na Antártica. O local do mundo onde esse réptil é encontrado, determina seu habitat. Algumas podem tolerar temperaturas mais baixas, enquanto outras espécies são encontradas em países mais quentes.

Loading...

Clima

As lagartixas são encontradas em climas que permanecem relativamente temperados durante o ano todo e caiam abaixo de zero. Isso inclui florestas tropicais, regiões desérticas e subtropicais, como o estado da Flórida.

Terreno

Tais répteis podem ser encontrados em diversos tipo de terreno. Aqueles que estão em regiões desérticas, como a lagartixa leopardo, são mais frequentemente encontrados na areia e em terrenos rochosos. As lagartixas de floresta tropical, como a cristada, são encontradas vivendo em árvores ou em serrapilheiras no chão da floresta.

Adaptações

Algumas lagartixas desenvolveram adaptações extraordinárias ao seu habitat em particular. As arbóreas, como a lagartixa voadora, têm pequenas escamas parecidas com pelos nos seus pés, permitindo grudar nos troncos das árvores, pedras e até mesmo em paredes de casas, para que possam escalar. A maioria das espécies possuem esses tipos de pés, mas as desérticas têm dedos ou garras com aparência de apêndices, mais adaptadas ao habitat arenoso em que vivem. A lagartixa voadora tem pedaços de pele onde os membros encontram o corpo, permitindo que ela plane por grandes distâncias entre os topos das árvores em que vivem.

Camuflagem

Muitas espécies de lagartixas têm uma certa coloração ou padrões que permitem a mistura ao habitat. Um exemplo é a lagartixa-satânica-cauda-de-folha, cuja cor da pele se assemelha ao da casca das árvores que habita. Sua cauda também parece uma folha, possibilitando um melhor esconderijo. Muitas outras mudam de uma cor clara para uma que seja escura, adaptando-se ao ambiente ao seu redor.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...