Mais
×

O habitat da maria-fedida

Embora a maria-fedida tenha um nome engraçado, muitos fazendeiros e proprietários de casas com jardim não acham graça alguma nesse inseto comedor de plantas. Ela pertence à subordem Heteroptera, como um verdadeiro percevejo, mas sua família oficial é a Pentatomidae. Seu nome deriva do fluido malcheiroso que emite através de suas glândulas torácicas quando ameaçada. Depois de manusear uma maria-fedida, o odor permanece nas mãos, mas pode ser removido facilmente lavando-as com sabão comum.

Fazendeiros não vêm nada engraçado nas marias-fedidas (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Habitat

Com mais de 220 espécies diferentes, a maria-fedida pode ser encontrada em diversos locais ao redor do mundo. No entanto, elas são mais comuns na América do Norte e mais prevalecentes nas áreas do sul, mais quentes.

Habitat superficial

A maioria das marias fedidas é herbívora, motivo pelo qual elas vivem perto de campos vegetados. Elas são encontradas em diversos tipos de frutas e vegetais, inclusive tomates, melões, grãos, maçãs e até nozes e algodão. Mesmo sendo consideradas pestes para os fazendeiros e cultivadores domésticos, há um ponto positivo nesses insetos. Algumas espécies são conhecidas por comer insetos que destroem o plantio, o que ajuda a economizar nos danos causados por insetos.

Pestes de verão

A maria fedida não vive no frio e é mais ativa durante a primavera e o outono, quando a maior parte dos alimentos estão disponíveis. A maioria dos membros da família hiberna durante o inverno, posicionando-se embaixo de pilhas de folhas ou do solo para se manter quentes. Marias fedidas fazem sua presença notável (devido ao dano às plantações) inicialmente na primavera, tendo o pico no verão e diminuindo com a aproximação do inverno.

Durante o verão, elas causam o maior dano a frutas e vegetais. Elas inserem suas partes da boca afiadas no vegetal e injetam um fluido digestivo enzimático que permite que suguem os sucos e um pouco da polpa do vegetal. As enzimas não só tornam a fruta imprópria para consumo humano, mas os furos também permitem que outras pequenas criaturas adentrem a planta.

Controle de infestação

Uma infestação de marias-fedidas em campos comerciais pode ser muito destrutiva para a safra. Devido ao grande número de espécies na família das marias fedidas, algumas não são afetadas por inseticidas específicos, enquanto outras são. Isso torna a proteção difícil a menos que o proprietário saiba exatamente qual espécie de inseto está atacando. Em alguns casos, fazendeiros têm de consultar um entomologista para determinar a espécie específica antes de tentar destruir os insetos com um inseticida.

Características

A maria-fedida resiste aos predadores com seu fluido malcheiroso, mas tem outros jeitos de se defender. As espécies desse inseto são encontradas em diversos tons de marrom e verde, o que ajuda a criar uma camuflagem na maioria das plantas. Os espécimes adultos podem voar por possuir quatro asas. Eles são atraídos pela luz e normalmente são vistos rodeando lâmpadas durante a noite. Suas cabeças são relativamente pequenas e normalmente estão escondidas embaixo de sua carapaça em forma de escudo. Por causa disso, algumas vezes são chamadas de "inseto de escudo". Apesar das glândulas emissoras do mau cheiro, a maria-fedida é inofensiva para os humanos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article