on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O habitat dos vaga-lumes

Atualizado em 17 abril, 2017

As luzes misteriosas dos vaga-lumes já foram confundidas com fenômenos sobrenaturais ou alienígenas. Esses insetos são encontrados por todo mundo, mas nem todos são bioluminescentes. Nos Estados Unidos, eles são mais comuns no sudeste e em regiões úmidas.

Os vaga-lumes são conhecidos, também, como pirilampos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Água e umidade

A maior concentração de pirilampos pode ser encontrada nas áreas mais quentes e irrigadas, especialmente nas regiões tropicais da Ásia e da América do Sul. Algumas espécies asiáticas são completamente aquáticas, equipadas com brânquias e alimentam-se de animais subaquáticos, como caracóis e lesmas. Os vaga-lumes de todo o mundo vivem próximos ou em ambientes aquosos de todos os tipos, dos grandes pântanos até as depressões úmidas.

Loading...
Nem todos os vaga-lumes são bioluminescentes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gramas longas

Os insetos em questão são noturnos e apreciam qualquer fonte de sombra ou frio. Já que eles passam a maior parte do dia no chão, gramados longos são utilizados como um espaço de descanso e um refúgio do sol. À noite, os pirilampos sobem para o topo dessas gramas, sinalizando para seus companheiros de um ponto alto, mas ainda seguro. Se quiser deixar o seu gramado mais confortável para tais bichos, mantenha a grama comprida.

Os vaga-lumes usam as gramas longas para sombras e abrigo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

As estações chuvosas

Apesar dos vaga-lumes preferirem o clima úmido, eles também podem ser encontrados em regiões áridas. Mesmo os locais com um clima mais seco possuem uma estão mais úmida ou chuvosa. Os insetos evoluirão e se acasalarão nesse período. A alimentação poderá ser escassa, entretanto os cientistas ainda não descobriram a extensão total da dieta deles. Os vaga-lumes que vivem em regiões secas podem não comer nada, já que seu período ali é sazonal, durando apenas algumas semanas.

Os vaga-lumes vivem em regiões mais áridas nas estações chuvosas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Larvas

As luzes dos pirilampos são mais claras durante a época de acasalamento, quando eles tentam atrair parceiros. As larvas são encontradas nos mesmos lugares que os adultos, com poucas diferenças. Os insetos jovens também gostam de locais frios, escuros e próximos de água, mas também podem ser encontrados em madeira apodrecida ou florestas em crescimento. Várias espécies tropicais pupam sob vegetações vivas. Assim como seus pais, as larvas são carnívoras.

Espécime de larva de vaga-lume (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...