Conhecimento

Os hábitos de reprodução das baleias azuis

Escrito por hayley ames Google | Traduzido por elaine santana
Os hábitos de reprodução das baleias azuis

As baleias azuis geralmente vivem entre 80 e 90 anos

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

As baleias azuis são os maiores animais do planeta, alcançando comprimentos de aproximadamente 32 m. Geralmente as fêmeas são maiores que os machos. A maior concentração de baleias azuis pode ser encontrada em águas próximas a regiões árticas e antárticas, mas elas também habitam os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Apesar de seu extenso número, as baleias azuis estão ameaçadas de extinção devido à caça excessiva no século 20. De acordo com a National Geographic Society, existiam entre 10.000 e 25.000 baleias azuis em 2011. Sua baixa taxa reprodutiva contribui muito pouco para a recuperação das populações.

Outras pessoas estão lendo

Época de reprodução

A época de reprodução das baleias azuis geralmente começa no final do outono e continua durante todo o inverno. Elas começam a participar da reprodução quando atingem a maturidade sexual entre os 5 e os 10 anos de idade.

Comportamento reprodutivo

Quando a época de acasalamento começa, as baleias azuis, que normalmente vivem e se alimentam em águas frias ou temperadas, começam a migrar para áreas de reprodução mais quentes nas regiões tropicais. Elas são capazes de localizar umas às outras, produzindo sons que podem percorrer milhares de quilômetros debaixo d'água. Muito pouco se sabe sobre o acasalamento das baleias e elas não migram de volta em direção aos polos até que a época de acasalamento termine. Quando a baleia fêmea engravida, ela permanece em águas mais quentes até dar à luz.

Gestação e nascimento

As baleias azuis costumam dar à luz após um período de gestação que dura entre 10 e 12 meses. Como os outros mamíferos, os filhotes se desenvolvem no útero da mãe e recebem nutrição pelo cordão umbilical. Uma baleia recém-nascida pode pesar até 3 toneladas e medir até 7 m de comprimento. As baleias azuis fêmeas possuem uma taxa de reprodução relativamente lenta, produzindo, geralmente, apenas um filhote a cada dois ou três anos.

Crias

As baleias amamentam seus filhotes até que eles tenham cerca de 8 meses. A consistência grossa do leite é uma adaptação que permite às mães amamentarem seus filhotes de forma eficaz sem que ele se misture à água. Enquanto amamentadas, as crias conseguem ganhar peso a uma taxa de 90 kg por dia. Os filhotes de baleia azul têm uma taxa de crescimento mais rápida do que qualquer outro animal, permanecendo com as mães até serem totalmente desmamados e terem chegado a um comprimento de 14 m aproximadamente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media