×
Loading ...

Os hábitos da viúva negra

Atualizado em 17 abril, 2017

A viúva negra é uma das aranhas mais conhecidas e facilmente identificadas do mundo, além de ser uma das mais mortais. Ela é identificada com facilidade por causa de seu corpo negro, suas patas compridas e finas e uma marca vermelha em forma de ampulheta em cima de seu corpo.

A viúva negra é uma aranha cribelada, ou seja, capaz de produzir teias (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Habitat

A viúva negra normalmente vive em climas mais quentes, espalhando-se mais ao sul do que ao norte do equador, inclusive no Brasil. A viúva negra pode se adaptar aos mais diversos ambientes, desde locais muito áridos, como desertos, até habitats ricos, como as florestas tropicais.

Loading...

Acasalamento

O processo de acasalamento da viúva negra pode ser fatal para o macho envolvido. Quando uma aranha macho percebe uma teia de uma viúva negra fêmea, ele balança a teia para alertar a fêmea que um macho de sua espécie está procurando um par. Após o acasalamento, às vezes a fêmea mata e come o macho. A aranha então bota uma série de ovos em um local seguro da teia, e os protege até que os 50 a 100 aracnídeos tenham nascido.

Alimentação

A viúva negra se adaptou para caçar uma ampla variedade de presas. Embora o veneno da aranha seja capaz de matar animais muito maiores do que ela, os principais alimentos da viúva negra são os insetos que passam por sua teia. Quando eles caem na teia, a aranha os "embala" e injeta neles uma enzima digestiva que digere a presa dentro de seu próprio corpo. O animal então consome as entranhas pré-digeridas do inseto.

Patas com cribelo

Como muitas outras espécies de aranhas com hábitos alimentares semelhantes, a viúva negra desenvolveu patas com cribelo. A aranha usa essas patas, com cerdas em forma de pente, para "embalar" a presa que é capturada na teia, e o cribelo espalha a seda ao redor do corpo do inseto para preservá-lo até o momento da alimentação da aranha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...