Mais
×

Como fazer um "Hakama Umanori"

Atualizado em 20 julho, 2017

A "hakama umanori" é um dos dois tipos de "hakama", ou calças largas, utilizadas na cultura japonesa. Embora a hakama seja originalmente destinada a ser usada ​​por samurais, para proteger suas roupas de mato e vegetação em geral, as hakamas umanori começaram a ser usadas ​​pelos trabalhadores nos campos ou nas florestas. Elas são mais flexíveis em torno da cintura, e as pernas são mais estreitas do que o outro tipo de hakama, a "andon bakama".

Instruções

Hakamas são comumente usadas quando se aprende a arte marcial do kendô (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)
  1. Meça a largura do seu quadril com uma fita métrica. Multiplique o valor por quatro e anote, este será o comprimento do tecido que você precisa. Meça a distância da sua cintura até os tornozelos e adicione 30 centímetros para obter a largura do tecido. Os 30 centímetros extras servirão para ter em conta as várias bainhas e laços que o hakama vai exigir. Corte o tecido nestas dimensões.

  2. Corte três tiras, com 10 cm de largura cada, ao longo do comprimento do tecido para os laços do hakama. Costure uma tira à outra para criar uma longa faixa e dobre-a ao meio, costure ao longo de seu comprimento para fazer um "tubo". Faça a mesma coisa com a tira curta. Pegue o tecido restante e dobre ao meio ao longo de sua largura. Corte ao longo desta dobra para criar dois pedaços de tecido.

  3. Dobre cada uma dessas partes na metade, ao longo do seu comprimento, e coloque as duas peças uma em cima da outra. Meça de 15 a 25 cm para baixo do tecido e marque uma curva em forma de J com o giz de alfaiate. Corte estas curvas em ambas as peças de tecido e coloque-os planos um ao lado do outro. As curvas em J formarão um U em ambas as pernas da calça e servirão como virilha.

  4. Vinque as duas pernas da calça juntas e costure o lado de fora das pernas a 25 ou 30 cm a partir do topo. Vire o material de dentro para fora para que a costura fique do avesso e faça quatro pregas na parte da frente do tecido e duas na parte de trás, prendendo-as com alfinetes para mantê-las no lugar. Faça uma bainha para a secção triangular formada onde as partes da frente e de trás se juntam.

  5. Costure uma linha reta de 2.5 cm para baixo a partir do topo do hakama, na frente e atrás, para segurar as pregas no lugar e, em seguida, remova os alfinetes. Coloque a longa tira de tecido sobre a parte superior das pregas na parte da frente do hakama e alinhe-a para que fique centralizada. Costure-a no lugar e, em seguida, faça o mesmo com a faixa menor, desta vez na parte de trás do hakama. As extremidades destas tiras se amarram para segurarem o hakama concluído.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido grosso, como jeans
  • Tesoura de tecido
  • Máquina de costura
  • Giz de alfaiate
  • Alfinetes
  • Modelo de uma hakama umanori
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article