O que faz o hálito do bebê cheirar como álcool?

As causas que fazem o hálito do bebê cheirar a álcool variam desde problemas simples, acidentais a sérios

baby image by Diane Stamatelatos from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Bebês normalmente não têm mau hálito, mas às vezes seu hálito tem um cheiro desagradável, insalubre. É particularmente alarmante quando o hálito de um bebê cheira a álcool ou acetona. Isso pode ser o resultado de uma doença grave ou algo menos sério. As causas listadas abaixo não substituem, naturalmente, um aconselhamento médico profissional. Os pais devem consultar imediatamente o médico do seu bebê.

Boca seca

Bebês que respiram pela boca ou chupam os polegares persistentemente podem estar com a boca ressecada, criando um ambiente favorável ao crescimento de bactérias. As bactérias possuem um cheiro naturalmente ruim e podem criar alguns compostos que provoquem um cheiro similar ao de bebidas alcoólicas. Como as bactérias na boca podem evoluir para infecções, como uma sinusite, é importante prestar atenção nas doenças de bebês com mau hálito.

Diabetes

Um hálito que tem cheiro forte de álcool ou acetona pode ser um sintoma de cetoacidose diabética (DKA), que resulta da falta de insulina do corpo que, em vez de decompor os açúcares, começa a decompor compostos de gordura. Essa é, obviamente, uma grave doença. Os bebês que sofrem de diabetes podem apresentar outros sintomas, como uma desidratação muito aparente.

Ingestão

Bebês com hálito alcoólico podem simplesmente ter ingerido álcool, fenol e compostos à base de salicilato. Como os bebês gostam de colocar coisas na boca e nariz é compreensível que a ingestão acidental possa ocorrer. Os pais devem tomar cuidado com bebês com respiração estranha, procurando verificar se não há nenhuma substância nociva ao alcance do bebê.

eHow Brasil
×