Mais
×

Hamsters que mudam de cor

De todas as espécies de hamsters vendidos como bichinhos de estimação, apenas o hamster-anão-russo-siberiano, ou Phodopus sungorus, muda regularmente a cor da sua pelagem para que fique quase toda branca durante o inverno. As temperaturas baixas desencadeiam a mudança. Na sua pelagem de verão, os anões russo-siberianos são quase idênticos à espécie hamster-anão-russo-de-Campbell.

Saiba mais a respeito do hamster-anão-russo-siberiano (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Função

Essa espécie de hamsters é original das regiões áridas do que agora são a Sibéria, Mongólia, Cazaquistão e nordeste da China. Eles trocam o seu pelo que normalmente é cinza e branco para se camuflarem no ambiente de inverno. De acordo com Sharon L. Vanderlip, doutora em veterinária, apenas um faixa escura nas costas do hamster continua cinza nessa estação.

Variações

Desde que entraram no mercado de animais de estimação no anos 70, reprodutores do hamster russo-siberiano desenvolveram cores de pelagem que ainda não haviam sido vistas nos hasmters selvagens. São elas pérola e safira, os hamsters de pelagem pérola tem uma listra escura na cabeça e nas costas enquanto o corpo é quase todo branco; e os hamsters safira têm pelagem cinza-azulada ou cinza-violeta, barriga branca e uma linha dorsal escura.

Equívoco

Nas décadas de 70 e 80, os hamsters russo-siberianos foram equivocadamente tomados como uma coloração diferente dos russos de Campbell. As costas dos hamsters siberianos são mais arredondadas, seus corpos tem uma estrutura mais quadrada e os olhos são muito maiores do que os dos hamsters de Campbell. Ambas as espécies são vendidas como hamster chinês. Os hamsters de Campbell não mudam a cor da sua pelagem.

Aviso

Os hamsters siberianos e os de Campbell podem cruzar uns com os outros. A prole às vezes muda de cor conforme as estações como os siberianos. Mas cruzar as duas espécies é normalmente visto como algo antiético, pois os filhotes com frequência têm algum problema neurológico e são estéreis. A menos que a mãe seja siberiana, os bebês podem ficar grandes demais para passar pelo seu canal vaginal. É difícil distinguir um hamster híbrido de um siberiano ou de um russo de Campbell.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article