×
Loading ...

Como fazer uma harpa eólica

Atualizado em 20 julho, 2017

A harpa eólica, ou harpa de vento, recebeu esse nome por causa de Éolo, o deus grego do vento. Esse instrumento é "tocado" pelo vento e produz sons assombrosos e complicados. Durante séculos, os artistas e poetas como Shelley e Coleridge foram fascinados por essas harpas. Você pode fazer sua própria harpa de vento e ouvir a música de Aeolus.

Instruções

  1. Escolha uma janela onde você vai posicionar sua harpa. Se o vento sopra mais forte em uma direção onde você mora, escolha uma janela onde ele pegue de frente. Meça a largura da janela.

    Loading...
  2. Selecione quatro cordas de diferentes espessuras. As cordas arredondadas são mais eficazes no vento. As cordas de guitarra, de nylon são baratas e, provavelmente, a sua melhor escolha. Você também pode usar linha de pesca de nylon ou cordas próprias para harpas.

  3. Construa uma caixa de madeira de cerca de 12 a 15 centímetros de profundidade; 17,5 a 20 cm de altura e comprida o suficiente para caber dentro do parapeito da janela. Corte um buraco para sair o som, com cerca de 10 centímetros de diâmetro, em direção ao centro da face superior da harpa.

  4. Cole um pedaço de madeira de cerca de 1,5 cm de altura, com uma largura de cerca de 6,5 mm, perpendicular ao comprimento da caixa, perto de cada extremidade. Deixe 3,8 cm de espaço em cada extremidade. Essas tiras vão servir como uma ponte para suportar as cordas.

  5. Faça quatro furos espaçados igualmente em uma das extremidades da caixa. Coloque a ponta de uma corda em cada buraco. Agora, fixe cada corda com um parafuso ou tarraxas.

  6. Amarre quatro pinos de madeira espaçados uniformemente por trás da ponte do outro lado.

  7. Estique bem uma corda sobre a primeira ponte e passe-a através do orifício no pino oposto. Gire o pino para dar uma pequena quantidade de tensão. Repita esse passo para as outras cordas.

  8. Gire os pinos para afinar a harpa como uma guitarra ou violino. Afine cada corda para dar a mesma nota, talvez um G (Sol) ou C (Dó). Quando o vento soprar, as cordas individuais irão produzir sons únicos, dependendo da intensidade do vento.

  9. Coloque a harpa no parapeito da janela, abaixe a janela até um pouco acima da harpa e ouça a música de Éolo.

Loading...

Dicas

  • Use uma madeira com um tom de cor bem forte e aromática como o cedro para ter um instrumento completo com cheiro, som e um belo visual.

O que você precisa

  • Madeira
  • Cola
  • Broca
  • 4 parafusos
  • 4 tarraxas de afinação
  • 4 cordas arredondadas de tamanhos diferentes

Referências

Loading ...
Loading ...