Motocicleta HD Sportster XL 883 vs HD Sportster 1200

Escrito por jerry romick Google | Traduzido por guilherme maluf
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Motocicleta HD Sportster XL 883 vs HD Sportster 1200
Atualimente, a Sportster ainda tem as duas opções de motor (Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images)

No final da década de 1950, enquanto motocicletas britânicas e japonesas começavam a encher o mercado americano, engenheiros da Harley-Davidson Motor Company aprimoraram a válvula lateral do motor, padrão nos modelos K e KH desde 1952, inserindo válvulas de cabeçote batizadas de Ironhead ("cabeça de ferro"). A moto resultante foi a Sportster, modelo responsável por salvar a marca no período pós Segunda Guerra Mundial. Em 1986, a Harley-Davidson trouxe novos motores, a série Evolution, estavam disponíveis nas Sportster com opções de 883 ou 1100 cm³. Dois anos mais tarde, o motor 1100 foi substituído pelo Evolution 1200 cm³. Em 2011, a linha ainda possuía as versões 883 e 1200.

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Primeiros modelos de Sportster

A primeira Sportster, a XL de 1957, tinha um motor de 901 cm³ e transmissão de quatro velocidades, e um ano mais tarde, começava a ser chamada de "a primeira das super-motos". A Harley-Davidson lançou a Sportster XLH em 1958, com válvulas maiores e compressão mais alta e continuou a fazer revisões na linha durante os anos 60 e 70. Em 1967, por exemplo, os modelos passaram a ter partida elétrica e o motor foi reforçado em 1972, com a introdução da XLH de 1000 cc. Mais três modelos foram adicionados à linha Sportster em 1977: a FXS Low Rider, a XLCR Sportster Cafe Racer e a versão de turismo, XLT.

A Harley-Davidson Sportster 883 de 1986

A Harley-Davidson apresentou um novo motor, o Evolution, em 1984, e o introduziu na linha Sportster em 1986, com as Sportsters 883 e XLH 1100. A 883 vinha com banco individual, rodas de alumínio fundido e pintura e acabamentos diferenciados opcionais. Essa primeira Sportster tinha um motor Evolution refrigerado a ar de 883 cm³ que gerava 46 cavalos a 6000 rpm e atingia velocidade máxima de 149 km/h. A motocicleta usava transmissão de quatro velocidades e tração por corrente.

A Harley-Davidson Sportster 1200 de 1988

A Harley-Davidson abandonou a Sportster 1100 e introduziu a 1200 em 1988. Ela era equipada com um motor Evolution refrigerado a ar de 1198 cm³, que gerava 58 cavalos de potência a 5200 rpm com corrente na tração e transmissão de quatro velocidades.

Modelos recentes de Sportsters

Desde a introdução da Sportster 1200 em 1988, a marca oferece as duas motorizações, 883 e 1200 cc, em seus modelos que, com o passar dos anos, sofreram alguns reajustes e melhorias. Em 1991, por exemplo, todos os modelos da linha trocaram a corrente por uma correia na tração e ganharam transmissão de cinco velocidades, e em 2004, os quadros foram aprimorados e os motores passaram a ser isolados por borracha. Diversos modelos de Sportsters com novas características foram lançados, incluindo a 883 Custom, 883 Hugger e a 883L Low. Os carburadores foram substituídos por injeção de combustível em todos os modelos da Harley-Davidson em 2007, mesmo ano em que a XL 1200N Nightster estreou com garfo e aros pretos. Em 2010, outro modelo foi adicionado à família Sportster, a Sportster Forty-Eight XL 1200X, batizada por causa do clássico tanque de combustível em formato de amendoim que equipava as Harleys em 1948 (forty-eight, em inglês).

A 883 vs. a 1200

A Sportster é a linha mais longeva da Harley-Davidson, e a 883 é conhecida por ser o modelo de entrada da marca, ou a motocicleta para pilotos menores. Seu motor de tamanho médio e valor de mercado baixo fazem dela a moto ideal para um iniciante que está ansioso para ter uma Harley. Os modelos 1200 oferecem mais potência por um preço um pouco maior, mas ambos os modelos mantêm seus valores por anos. Em 2011, a Harley-Davidson oferecia sete versões da Sportster, sendo duas 883 — a 883 SuperLow e a Iron 883 — e cinco modelos 1200: a 1200 Low, a Custom, Nightster, Forty-Eight e a XR 1200X. Ambos os modelos da 883 tinham preço sugerido de R$ 16.000 (US$ 7.999) e, para as 1200, os valores variavam de R$ 19.800 (US$ 9.899) para a 1200 Low até R$ 23.600 (US$ 11.799) pela XR 1200X. Todos os modelos de Sportster, com exceção da 1200 Low, estavam listados no site da Harley-Davidson para o ano-modelo 2012.

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