Mais
×

Como fazer um helicóptero de elástico

Atualizado em 17 abril, 2017

Esse interessante brinquedo pode ser construído a partir de materiais domésticos geralmente disponíveis, ou com outros que podem ser obtidos na maioria das lojas de artesanato. Com a supervisão de um adulto, o helicóptero de elástico pode ser montado por crianças com mais de 8 anos de idade. Os materiais utilizados são leves e duráveis​​ e o "motor" de borracha pode ser facilmente substituído em caso de quebra, após o uso contínuo.

Instruções

Helicóptero de elástico (David A. Claerr)

    Como fazer um helicóptero de elástico

  1. Corte quatro pedaços retangulares de papel, cada um medindo 2,5 x 6 cm. Essas peças formam as pás do rotor.

    Cortando as pás do rotor
  2. Cole dois pedaços de papel nas extremidades opostas de cada tira de bambu. Defina um ângulo de inclinação de 30 graus para as "hélices" a partir da perpendicular, inclinadas em sentidos opostos umas das outras. Permita 2 cm de papel além da extremidade da tira de bambu.

  3. Corte 4 cm de fio para fazer a peça giratória do rotor de cima. Dobre uma pequena alça de arame que irá caber dentro do canudo em uma das extremidades. Passe o arame através do cordão plástico e, em seguida, dobre-o em um ângulo de 90 graus. Cole o rotor superior no arame citado acima. Tenha cuidado em colocar o rotor no centro exato do canudo, acima do arame.

    Esquema para o uso do arame e a formação do gancho
  4. Faça um gancho longo com o restante do arame que encaixe no interior do canudo. Ele será usada para puxar a borracha através do canudo.

  5. Corte uma ranhura em uma extremidade do canudo para o rotor inferior. Deslize o gancho de arame através dele e puxe a tira de borracha até que um pequeno laço seja deixado de fora. Pressione o alfinete no canudo e no laço. Puxe o elástico pelo resto do canudo até encontrar o alfinete. Em seguida, cole o rotor inferior na ranhura e também fixe-o ao alfinete.

    Processo de montagem do rotor
  6. Puxe a borracha para cima até aparecer do lado de fora, na parte superior do canudo. Encaixe a extremidade superior da borracha na alça de arame abaixo do cordão de plástico. Após fazer isso, a montagem do helicóptero estará concluída. Para operar o brinquedo, mantenha-o unido com o polegar e o dedo indicador segurando a extremidade inferior do canudo e do rotor, enquanto gira o rotor superior torcendo a borracha dentro do canudo. Rode-o na direção correta, de modo que as bordas superiores sejam a extremidade principal. Quando o elástico for suficientemente torcido, jogue o helicóptero no ar e observe-o subir.

    Helicóptero de borracha concluído

Aviso

  • A aplicação de cola só deve ser feita sob a supervisão de um adulto. Leia todos os avisos no rótulo dela e siga as precauções de segurança.
  • Tenha cuidado ao operar o helicóptero, protegendo os olhos do operador ou de qualquer um que esteja próximo, através do uso de óculos de segurança.
  • Mantenha o helicóptero e todas as peças fora do alcance de bebês e crianças pequenas.

O que você precisa

  • Canudo de plástico
  • Cordão plástico, um pouco maior que o canudo
  • Elástico
  • 25 cm de arame fino o suficiente para atravessar o canudo
  • Alfinete
  • Folha de papel firme
  • Duas tiras de bambu de 20 cm
  • Fita crepe
  • Cola
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article