Mais
×

Como fazer um helicóptero de papelão

Atualizado em 17 abril, 2017

Helicópteros de papelão são uma atividade divertida para fazer com crianças. É possível incorporar a construção e o voo dos helicópteros a uma lição planejada sobre a gravidade. Helicópteros simples de papelão podem ser coloridos e personalizados, permitindo que as crianças se expressem artisticamente e individualmente. Elas adorarão voar e dividir suas criações enquanto um professor ou adulto explica conceitos básicos da física demonstrados pelos helicópteros.

Instruções

Esquadrão de helicópteros (Paul Moore/Dreamstime.com)

    Helicóptero de papelão básico

  1. Corte uma tira de papelão ou cartolina em um retângulo de 20cm x 2,5cm. Escreva "A" em uma ponta da tira e "B" na outra.

  2. Corte uma fenda de 8mm a 5cm de distância de A no lado direito. Corte uma fenda de 8mm a 5cm de distância de B no lado esquerdo. Os cortes precisam ser em lados opostos.

  3. Segure as pontas do papelão e entorte a tira no centro para juntas as pontas A e B. Deslize as fendas para juntar.

  4. Adicione um clipe de papel embaixo das fendas para juntá-las e para dar peso ao helicóptero. Clipes de papel normais ou em borboletas podem ser usados. Apague as letras A e B das asas do helicóptero.

  5. Dobre as asas levemente e segure o helicóptero. Largue para que voe e caia no chão. Ajuste as "asas" e o clipe como necessário.

    Helicóptero de papelão "moldado"

  1. Baixe o modelo de helicóptero grátis do site "heatherinks.com/kids" (o site está em inglês). Clique no link do modelo e, depois, com o botão direito na imagem. Selecione "Salvar imagem como". Salve o arquivo em um local onde você se lembre.

    Baixe o modelo de helicóptero grátis do site "heatherinks.com/kids"
  2. Imprima o helicóptero em papel comum e traceje o modelo no papelão ou cartolina ou imprima diretamente na cartolina. Corte o modelo.

  3. Personalize o helicóptero pintando com lápis-de-cera, marcadores, tintas ou outros materiais. Se desejar, adicione janelas e portas.

  4. Corte duas tiras no helicóptero ao longo das linhas embaixo das asas. As fendas estarão em ângulos levemente diferentes.

  5. Dobre o helicóptero e insira as fendas uma na outra. Adicione um clipe de papel embaixo das fendas para segurar o helicóptero e adicionar peso para voar. Entorte ou dobre as asas como desejado. Segure o helicóptero no ar e solte para voar. Ajuste as asas e o clipe como necessário.

Dicas

  • Clipes de papel pesados trabalham melhor. O helicóptero pode ser pintado depois de construído. Tire fotos ou filme os helicópteros terminados em ação. Use o projeto para introduzir conceitos como gravidade, resistência do ar e os efeitos da área da superfície na queda de um objeto.

Aviso

  • Supervisione crianças pequenas quando trabalharem com tesouras e clipes de papel para evitar acidentes.

O que você precisa

  • Papelão
  • Caixas de cereal vazias
  • Impressora
  • Papel
  • Cartolina
  • Tesoura
  • Lápis
  • Marcador
  • Lápis-de-cera
  • Clipes de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article