Mais
×

Hepatite em humanos e cães

Atualizado em 20 julho, 2017

A hepatite é uma doença séria do fígado. Tantos cães como seres humanos podem contrair a doença, mas de vírus diferentes. A hepatite C é uma das cepas que causa doença em humanos, mas não é transmitida aos cães. Da mesma forma, os cães não podem transmitir hepatite canina aos humanos.

Embora o cão e o ser humano possam contrair hepatite, um não transmite a doença ao outro (Dog image by Jan Zajc from Fotolia.com)

Hepatite canina

A hepatite em cães é causada pelo adenovírus caninos 1 (CAV-1). Se o seu cão tomar vacinas regulares em seu veterinário, ele é protegido contra CAV-1. Os cães também podem contrair hepatite de bactérias, a qual é tratável com antibióticos. Esses vírus e bactérias não podem infectar humanos, portanto não se preocupe em cuidar de seu cão durante a doença.

Sintomas de CAV-1

O CAV-1 ataca o fígado, os olhos e os rins do cão. Os sintomas incluem diarreia, vômito, perda de peso e fraqueza grave. Os olhos e a pele do cão podem desenvolver uma cor amarelada, caso se desenvolva insuficiência hepática. Não há cura, mas a vacinação reduziu o número de casos nos Estados Unidos e Europa ocidental.

Hepatite C humana

Como não existe vacina para a hepatite C, as pessoas devem ser cuidadosas para evitar a exposição ao vírus. Você pode ser exposto por contato com sangue e outros fluidos corporais. Os profissionais da saúde estão em risco especial e devem ter o cuidado de seguir os procedimentos de controle da infecção. Os cães não contraem a hepatite C.

Sintomas de hepatite C

Setenta por cento das pessoas que têm hepatite C desenvolvem doença hepática crônica. Os sintomas iniciais incluem fadiga, perda de apetite e náusea. Os pacientes desenvolvem icterícia e insuficiência hepática, à medida que a doença progride. Pode levar anos para os sintomas aparecerem; a hepatite C geralmente é diagnosticada por exame de sangue de rotina.

Doenças caninas e humanas

Embora você não possa pegar hepatite de seu cão, seu animal de estimação pode lhe transmitir outras doenças, como leptospirose, criptosporidiose, giardíase e febre Q. Muitas vezes, bactérias ou parasitas são portadores dessas doenças. Lave bem as mãos após brincar com seu cão ou manusear suas fezes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article