A herança e a cultura chinesa

Escrito por val reilly | Traduzido por gleice attié
A herança e a cultura chinesa
A herança chinesa é rica em tradição e simbolismo (red chinese lanterns image by MAXFX from Fotolia.com)

A herança chinesa oferece ricas tradições consagradas pelo tempo que foram transmitidas entre gerações. Os valores culturais da tradição, do respeito e do simbolismo são especialmente evidentes na cerimônia de casamento, realizada praticamente da mesma forma há mais de 2.400 anos.

O significado

Historicamente, um casamento chinês é organizado pelos pais dos noivos e inclui muitas trocas formais entre as famílias antes que o ritual esteja completo. Nesse processo, a noiva é, literalmente, dada a família de seu noivo e não pode ver sua antiga família por três dias após a cerimônia religiosa para mostrar que ela é agora uma hóspede em sua casa.

O pedido de casamento

O rito é iniciado pelo noivo, que envia uma carta ou um representante à família da noiva declarando suas intenções. Se o pedido for aceito, as datas de nascimento dos noivos são trocadas entre as famílias para determinar a compatibilidade astrológica. Essas datas ou "oito caracteres" são colocados em altares ancestrais por três dias ou analisadas por uma espécie de cartomante. Se considerados uma boa combinação, o noivado é confirmado. O noivo envia pequenos bolos para sua noiva, que os distribui para a família e amigos próximos como um convite de casamento.

A preparação

Na noite antes da cerimônia, a noiva se banha e se senta à luz de velas ou do luar enquanto uma mulher considerada com sorte na vida, como sua mãe, escova seus cabelo quatro vezes para simbolizar completude, harmonia, fertilidade e riqueza. O noivo, em um ritual, se ajoelha na frente do altar de sua família e seu pai coloca um chapéu vermelho em sua cabeça. Ele se curva uma vez para o altar e depois para os seus pais.

O vestido

Na cultura chinesa, a noiva usa vermelho no dia de seu casamento; uma vez que é a cor da sorte e boa fortuna. O site yourwedding101.com acrescenta que o vestido é muitas vezes "coberto com fênix douradas (símbolo das noivas), crisântemos (símbolo da riqueza) e peônias (símbolo de boa sorte). O véu é feito de seda vermelha, assim como os zoris".

O dia do casamento

Na companhia de atendentes, foguetes, gongos e crianças que simbolizam os futuros filhos, o noivo leva um cortejo para pegar sua noiva. Uma vez lá, damas de honra exigem que execute truques simples para impressioná-las antes de darem a ele seu consentimento e produzirem a noiva. Ele, então, a acompanha de volta à casa de sua família, onde a cerimônia será realizada.

A cerimônia

O site The Knot explica que durante a cerimônia, os noivos estão em frente ao altar da família e reverenciam o céu, a terra, os ancestrais e o deus da cozinha. Chá com sementes de lótus ou tâmaras é servido para os pais do noivo. Depois, a noiva e o noivo curvam-se um para o outro para finalizar o ritual.

A celebração

A recepção do casamento chinês é rica em alimentos e simbolismo. A família do noivo serve oito pratos, por ser um número de sorte, macarrão de ovos significam vida longa, os peixes demonstram abundância, enquanto sementes de lótus são para a fertilidade. Durante essa festa, ou logo após ela, é costumeiro que a noiva sirva chá para sua nova e antiga família como um sinal de respeito. No dia seguinte à cerimônia, a noiva é formalmente apresentada a parentes e amigos da família do noivo. Ela se ajoelha diante de cada um dos parentes mais velhos para receber um presente e sua nova família lhe dá um título com base no status de seu marido dentro do clã.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível