×
Loading ...

Herbicidas caseiros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As ervas daninhas são problemáticas e muitas vezes difíceis de se livrar. Felizmente, não há necessidade de usar produtos químicos em seu jardim, porque há remédios baratos e não tóxicos disponíveis para prevenir e matá-las. Pode-se ainda ter um belo jardim, livre de ervas daninhas e sentir-se bem sabendo que não foram usadas quaisquer produtos que poderiam ser potencialmente perigosos para outras plantas, animais ou crianças.

Herbicidas caseiros (Creatas/Creatas/Getty Images)

Matando ervas daninhas no jardim

Se já tiver um jardim, pode precisar se livrar das ervas daninhas já existentes. Há vários métodos possíveis de se utilizar.

Sufoque-as. Elas são como qualquer outra planta, precisam de luz solar, água e nutrientes para prosperar e crescer. Ao impedi-las de obter qualquer uma dessas coisas, pode-se interromper seu crescimento e até matá-las. O site BasicGardenTips.com recomenda que as cubra com jornal, pelo menos cinco folhas de espessura.

Derrame ou borrife vinagre sobre as ervas daninhas. A sua composição ácida as matará. Para as realmente resistentes, use uma mistura de 4 xícaras de vinagre, 1 xícara de sal e meia colher de chá de sabão líquido. De acordo com o Gardem Counselor, essa mistura eliminará a parte cerosa de suas folhas, entretanto pode não matar suas raízes. Tenha cuidado com essa solução, pois o vinagre matará qualquer planta, seja erva daninha ou folhagem.

Para matar as raízes das ervas daninhas, o site GoOrganicGardening.com sugere que se ferva água e despeje diretamente nelas. Assim como o vinagre, a água fervente matará as raízes de qualquer planta, por isso tenha cuidado onde a usará.

A maneira mais segura para matar ervas daninhas é removê-las manualmente, arrancando-as com suas raízes, especialmente se tiver um jardim com outras plantas já crescendo. Arrancá-las é demorado e trabalhoso. O uso de ferramentas de jardim pode facilitar esse trabalho. A maioria delas pode ser encontrado em lojas de ferragens.

Loading...

Prevenindo ervas daninhas

A prevenção pode ser a maneira mais fácil de lidar com as ervas daninhas. Quando se cria um jardim novo, evite-as ao instalar primeiramente uma tela de bloqueio de ervas daninhas. Certifique-se de sobrepor as folhas da tela para evitar que algumas se infiltrem nas costuras. Pode-se adquirir essas telas na loja de ferragens ou fazer as suas próprias usando diversas folhas de jornal como cobertura morta.

Aviso

O uso de vinagre e sal alterará o pH do solo, por isso tome cuidado ao usar essa mistura sobre as ervas daninhas onde tiver outras plantas sendo cultivadas. O mesmo é válido para a utilização de água fervente. Embora funcionem bem nas ervas daninhas, esses dois métodos podem afetar e matar as outras plantas existentes. Eles são recomendados se estiver iniciando um jardim, ou se estiver mudando completamente um já existente e planeja remover toda a vegetação existente nele.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...