Hérnia de hiato em crianças

Escrito por andrea helaine | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A hérnia de hiato ocorre quando uma parte do estômago se move para cima e incha em meio a parede do esôfago e do diafragma. Ela é causada por causa de fraqueza no músculo por onde o esôfago se liga ao estômago. Embora as hérnias de hiato geralmente ocorram em adultos, elas podem aparecer em crianças também. A maioria dos pequenos que apresentam o problema possui um problema de nascença que pode passar desapercebido e sem sintomas. Algumas hérnias podem se desenvolver por causa de mudanças no peso, na atividade física, ou ainda por causa de vômitos, tosse e movimentos intestinais.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

As crianças com hérnia de hiato podem sentir queimação na área do peito e da garganta, especialmente depois de comer. Por causa da tensão da hérnia, o ácido estomacal pode chegar ao esôfago causando o desconforto. Algumas crianças com o problema também sofrem de refluxo. Os sintomas da hérnia de hiato incluem dor no peito, inchaço e problemas de deglutição.

Complicações

Se uma hérnia fica estrangulada, por estar comprimida ou torcida, isso pode ser fatal porque o estômago perde o seu fornecimento de sangue. No caso de grandes hérnias, as lesões podem se desenvolver e começarem a sangrar no diafragma.

Diagnóstico

Se há suspeita de uma hérnia de hiato, um médico deverá pedir uma endoscopia com contraste para ver mais facilmente a área entre o estômago e o esôfago. O procedimento geralmente é feito com uma anestesia fraca para reduzir a dor e o desconforto. Exames como raio-x também podem ser solicitados para ajudar a identificar a causa do problema. Esses procedimentos podem ser realizados em ambulatório.

Opções de tratamento

A maior parte de opções de tratamento foca em mudanças na dieta, incluindo a restrição de alimentos que são ácidos ou picantes, assim como alimentos e bebidas que contêm cafeína. Para reduzir o refluxo causado pela hérnia, é importante manter a cabeça elevada ao deitar-se e evitar comer antes de dormir. Muitos médicos recomendam comer pequenas refeições durante o dia para reduzir o refluxo. Um médico pode prescrever um medicamento antiácido para reduzir a possibilidade de que haja danos ao esôfago. Se a hérnia de hiato for grande e pode tornar-se estrangulada ou torcida, a cirurgia pode ser recomendada. A hérnia de hiato pode ser corrigida através de cirurgia laparoscópica. Uma pequena incisão é feita e uma micro câmara é inserida na área, fornecendo imagens ao vivo para o cirurgião. Algumas outras pequenas incisões são feitas para que outros instrumentos cirúrgicos sejam inseridos e utilizados para puxar o estômago para dentro do abdômen. O cirurgião, então, repara a parede muscular enfraquecida.

Recuperação

Muitas crianças estão aptas a levantar-se e fazer pequenas caminhadas no mesmo dia em que são operadas. Entretanto, a recuperação completa pode levar até três semanas. É importante reduzir o esforço nos primeiros meses pós-operatórios e não carregar peso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível