A herpes pode causar prostatite?

Escrito por michaele curtis | Traduzido por bruna latronico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A herpes pode causar prostatite?
Consulte seu médico caso tenha os sintomas da doença (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causada por um vírus chamado Herpes simplex. De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, a doença acomete 45 milhões de americanos, muitos dos quais não sabem que estão infectados com o vírus. A herpes pode causar muitas complicações, incluindo infecções, como as prostatite.

Outras pessoas estão lendo

Herpes genital

A herpes genital (comumente abreviada apenas para herpes) é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus Herpes simplex. Ela é caracterizada por pequenas bolhas na região genital ou anal. Essas bolhas desaparecem sozinhas depois de algumas semanas e em algumas pessoas podem nem aparecer como sintoma. Muitos indivíduos nem ao menos sabem que tiveram herpes. Como a maioria das DSTs, ela só pode ser transmitida por via sexual com alguém que já esteja infectado e não existe cura para essa doença.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação da próstata, uma glândula do tamanho de uma noz, localizada no início da uretra masculina. Embora nem todas as suas funções sejam completamente entendidas, sabe-se que a próstata libera nutrientes durante o processo da ejaculação. A prostatite faz com que a próstata inche, obstruindo a uretra e portanto podendo interromper a excreção e ejaculação. A doença pode causar dor durante o ato de urinar e ejacular.

Quando a herpes leva à prostatite

A prostatite pode ser causada por muitas coisas, incluindo o vírus herpes simplex. A herpes causa erupções bolhosas na região dos genitais e reto. Quando essas bolhas estão "abertas", o vírus pode ser encontrado no fluido que elas contêm. A teoria atual é que o vírus se espalhe através das bolhas ulceradas no reto e infectem a próstata, que pode ser alcançada através do ânus.

Diagnóstico

Os sintomas de prostatite incluem problemas no início da micção ou ao manter a força do jato ao urinar. Pode ocorrer dor ao se urinar ou ejacular. Se isso estiver associado à presença de bolhas na região genital e anal, é possível que a infecção na próstata seja causada pela infecção da herpes. Você deve procurar cuidado médico imediado. Ele fará um exame dos seus genitais. Ele também poderá fazer um exame retal para examinar sua próstata. Na maioria dos casos, ele também pede uma amostra de urina para análise da presença do vírus.

Tratamento

Embora não exista cura para a herpes, existem tratamentos para controlar a infecção. As manifestações da doença surgem esporadicamente com o aparecimento de bolhas e podem ficar latentes por muitos anos. A prostatite causada pela herpes geralmente só aparece simultaneamente às crises. Seu médico possivelmente prescreverá uma medicação antiviral para controlar os surtos de herpes e outro medicamento para a dor da prostatite. Embora o antiviral possa limitar a transmissão da doença, o médico deve orientá-lo a sempre informar seus parceiros sexuais sobre a doença. Ele também aconselhará a prática de sexo seguro, com uso de camisinha, para evitar a transmissão da herpes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível