Herpes é uma erupção de bolhas dolorosa causada pelo mesmo vírus da catapora. O vírus pode permanecer dormente no corpo por anos, então quem teve catapora corre o risco. Embora seja rara, a herpes pode ocorrer nos pés e pode ter sérias complicações.
Quem corre risco?
A herpes é causada pelo mesmo vírus da catapora. Uma vez que você já teve catapora, o vírus pode permanecer dormente em seu sistema. Ela ocorre quando o vírus se torna ativo novamente. De acordo com a ShinglesInfo Fact Sheet, 98% das pessoas nos Estados Unidos tiveram catapora, e cerca de 1 milhão de pessoas por ano desenvolvem herpes. A doença geralmente ocorre em adultos mais velhos, e mais da metade dos casos a cada ano são em pessoas acima de 60 anos. Pessoas com sistema imunológico debilitado devido a doença ou os efeitos da medicação, também possuem maior risco de contrair herpes.
Sintomas
A herpes ocorre mais comumente em torno da parte superior do tronco, mas conforme ela tende a acompanhar os nervos, também pode ocorrer nos pés. O surto geralmente começa com uma sensação de formigamento, coceira ou ardor nos pés e é seguido dentro de alguns dias de uma erupção dolorosa de bolhas. As bolhas podem romper e formarem crostas e às vezes podem tornar-se infectadas. A erupção é muitas vezes acompanhada de sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga. Na maioria das pessoas, os sintomas desaparecerão de duas a três semanas, mas em casos graves podem durar vários meses e até mesmo serem recorrentes.
Confinamento
Como a catapora, o vírus que causa a herpes é infeccioso e pode ser repassado para alguém que não teve catapora. A pessoa vai desenvolver a catapora, em vez de herpes. Por isso é importante ficar longe de pessoas que possuem maior risco de infecção. Isso inclui crianças, mulheres grávidas, recém-nascidos e pessoas com sistemas imunológicos fracos.
Tratamento
Os sintomas de herpes geralmente vão desaparecer por conta própria em questão de poucas semanas, mas algumas pessoas talvez precisem ser tratadas para a dor associada. Consulte um médico imediatamente se suspeitar que tem herpes. Alguns médicos prescrevem um medicamento antiviral, tais como o Aciclovir, Famciclovir ou Valaciclovir, para ajudar a combater o vírus e medicamentos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e a dor. Se tomados dentro de 24 horas dos sintomas iniciais e de preferência antes das bolhas aparecerem, os medicamentos antivirais podem reduzir os sintomas mais rapidamente e reduzir o risco de complicações. Além disso, os anti-histamínicos podem reduzir a coceira e uma compressa fria, úmida, e a loção de calamina podem ajudar a aliviar a coceira e dor.
Prevenção
De acordo com a Clínica Mayo, a vacina contra herpes é recomendada para pessoas acima de 60 anos. Embora não seja garantido que ela impeça que o vírus reative, ela pode reduzir a gravidade dos sintomas e fazer uma recuperação mais rápida. Pessoas abaixo de 60 anos, que não tiveram catapora devem receber a vacinação contra a catapora.
Complicações potenciais
Casos graves de herpes podem resultar em dor de nervo a longo prazo, perda de visão e fraqueza muscular, mas a complicação mais provável de herpes nos pés é infecção bacteriana. A infecção bacteriana ocorre quando as bolhas estão rompidas e tornam-se infectadas. Evite usar sapatos e meias que possam irritar as bolhas e causar rupturas de pele. Tente manter os pés elevados, limpos e secos para prevenir infecção.