Herpes nos pés

Escrito por lisa manterfield | Traduzido por ronaldo moretti
Herpes nos pés

Embora seja rara, a herpes pode ocorrer nos pés e pode ter sérias complicações

foot in the river image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

Herpes é uma erupção de bolhas dolorosa causada pelo mesmo vírus da catapora. O vírus pode permanecer dormente no corpo por anos, então quem teve catapora corre o risco. Embora seja rara, a herpes pode ocorrer nos pés e pode ter sérias complicações.

Outras pessoas estão lendo

Quem corre risco?

foot in the river image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

A herpes é causada pelo mesmo vírus da catapora. Uma vez que você já teve catapora, o vírus pode permanecer dormente em seu sistema. Ela ocorre quando o vírus se torna ativo novamente. De acordo com a ShinglesInfo Fact Sheet, 98% das pessoas nos Estados Unidos tiveram catapora, e cerca de 1 milhão de pessoas por ano desenvolvem herpes. A doença geralmente ocorre em adultos mais velhos, e mais da metade dos casos a cada ano são em pessoas acima de 60 anos. Pessoas com sistema imunológico debilitado devido a doença ou os efeitos da medicação, também possuem maior risco de contrair herpes.

Sintomas

A herpes ocorre mais comumente em torno da parte superior do tronco, mas conforme ela tende a acompanhar os nervos, também pode ocorrer nos pés. O surto geralmente começa com uma sensação de formigamento, coceira ou ardor nos pés e é seguido dentro de alguns dias de uma erupção dolorosa de bolhas. As bolhas podem romper e formarem crostas e às vezes podem tornar-se infectadas. A erupção é muitas vezes acompanhada de sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga. Na maioria das pessoas, os sintomas desaparecerão de duas a três semanas, mas em casos graves podem durar vários meses e até mesmo serem recorrentes.

Confinamento

foot in the river image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

Como a catapora, o vírus que causa a herpes é infeccioso e pode ser repassado para alguém que não teve catapora. A pessoa vai desenvolver a catapora, em vez de herpes. Por isso é importante ficar longe de pessoas que possuem maior risco de infecção. Isso inclui crianças, mulheres grávidas, recém-nascidos e pessoas com sistemas imunológicos fracos.

Tratamento

foot in the river image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

Os sintomas de herpes geralmente vão desaparecer por conta própria em questão de poucas semanas, mas algumas pessoas talvez precisem ser tratadas para a dor associada. Consulte um médico imediatamente se suspeitar que tem herpes. Alguns médicos prescrevem um medicamento antiviral, tais como o Aciclovir, Famciclovir ou Valaciclovir, para ajudar a combater o vírus e medicamentos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e a dor. Se tomados dentro de 24 horas dos sintomas iniciais e de preferência antes das bolhas aparecerem, os medicamentos antivirais podem reduzir os sintomas mais rapidamente e reduzir o risco de complicações. Além disso, os anti-histamínicos podem reduzir a coceira e uma compressa fria, úmida, e a loção de calamina podem ajudar a aliviar a coceira e dor.

Prevenção

foot in the river image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

De acordo com a Clínica Mayo, a vacina contra herpes é recomendada para pessoas acima de 60 anos. Embora não seja garantido que ela impeça que o vírus reative, ela pode reduzir a gravidade dos sintomas e fazer uma recuperação mais rápida. Pessoas abaixo de 60 anos, que não tiveram catapora devem receber a vacinação contra a catapora.

Complicações potenciais

foot in the river image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

Casos graves de herpes podem resultar em dor de nervo a longo prazo, perda de visão e fraqueza muscular, mas a complicação mais provável de herpes nos pés é infecção bacteriana. A infecção bacteriana ocorre quando as bolhas estão rompidas e tornam-se infectadas. Evite usar sapatos e meias que possam irritar as bolhas e causar rupturas de pele. Tente manter os pés elevados, limpos e secos para prevenir infecção.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media