O hibisco resistente tem pontas enroladas

Escrito por valerie a. modreski | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O hibisco resistente tem pontas enroladas
Há 220 espécies que pertencem ao gênero Hibiscus (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A maioria dos jardineiros considera o hibisco tropical uma planta resistente e de baixa manutenção. No entanto, há doenças que podem afligir a saúde de um hibisco, e ambas se manifestam como folhas enroladas ou retorcidas. Dependendo da natureza da doença pode haver uma solução relativamente fácil. As melhores novidades para o dono de um hibisco afetado é que medidas preventivas podem ser tomadas.

Outras pessoas estão lendo

Cuidados com o hibisco

Muitos hibiscos são resistentes e capazes de sustentar um crescimento vigoroso diante de uma ampla variedade de condições. Para mantê-lo saudável, fornecer-lhe os nutrientes corretos, água e exposição ao sol deve fazer com que permaneçam saudáveis por muitos anos. Como dito, até aqueles que são mais resistentes podem sucumbir a fatores imprevistos que podem causar certos problemas.

Doenças

As doenças do hibisco são causadas por patógenos de três tipos predominantes: bacteriano, viral ou fúngico. As pontas enroladas das folhas são sintomas de doenças decorrentes apenas de bactéria ou vírus. Mas como as doenças fúngicas são muito mais comuns, as plantas infectadas por bactérias são frequentemente mal diagnosticadas como sendo uma doença fúngica.

Doença bacteriana

Os hibiscos raramente são afetados por doenças patogênicas bacterianas, mas quando ocorre, os sintomas podem ser a distorção de folhas, torção ou murchamento. Os diferentes sintomas indicativos de um condição bacteriana são o cancro e a podridão na haste, mas os que ocorrem nas folhas serão os primeiros sinais. Essas doenças são espalhadas por insetos, água, neblina ou chuva, e podem se infiltrar através de aberturas vegetais, como os estômatos.

Minimize os riscos bacterianos removendo as plantas doentes, controlando os insetos e atraindo ervas daninhas. É muito importante sempre desinfetar as ferramentas de jardinagem com uma parte de alvejante para dez partes de água entre seus usos.

Doenças virais

A ondulação das pontas das folhas em um hibisco saudável geralmente indica que a planta está sofrendo um estado viral. A enrugação, aspecto franzido ou outras distorções na folha podem também ser sintomas dele. Além disso, outro sinal dessa condição são as folhas e flores manchadas. O pior aspecto dessas doenças é que não há cura. Como seu mecanismo de espalhamento não é totalmente compreendido, as plantas infectadas devem ser destruídas imediatamente. Os botânicos sabem que essas doenças podem ser espalhadas para as mãos e ferramentas do jardineiro. Por esta razão, é vital que você lave-as e esterilize as ferramentas antes de tocar qualquer planta. As doenças virais também podem se espalhar quando as plantas são propagadas e cultivadas, assim, sempre compre aquelas de um vendedor com reputação e confiável. Os insetos também são suspeitos como carreadores, então o pesticida abamectina é recomendado. Sempre verifique com as autoridades locais antes de usar qualquer pesticida, pois as leis variam de estado para estado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível