A hidratação do cimento

Escrito por peter staples | Traduzido por l. gutemberg
A hidratação do cimento
Hidratar o cimento provoca reações químicas que criam o concreto (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O cimento é uma mistura de compostos preparados queimando calcário e argila a altas temperaturas. A água é o ingrediente chave que transforma esta mistura em concreto, por meio de um processo chamado de hidratação. Os principais compostos de cimento formam ligações químicas com as moléculas de água e tornam-se hidratos. A água não deve ser poluída para impedir que outras reações ocorram, o que poderia enfraquecer o cimento ou interferir com o processo de hidratação de outras maneiras.

Compostos

Quando a água é adicionada ao cimento, cada um dos compostos da mistura seca se torna hidratado, o que contribui para o produto final. A maior parte da força imediata do concreto vem do silicato tricálcico. A força a longo prazo vem do silicato dicálcio, que reage mais lentamente com a água.

Relação

A relação água/cimento é o fator mais crítico na produção do concreto. A resistência do mesmo depende inteiramente do processo de hidratação. Muita água reduz a resistência, enquanto muito pouca fará com que o concreto fique impraticável. Uma das muitas vantagens do concreto como um material de construção é que ele pode ser moldado em várias formas, de modo que uma boa trabalhabilidade é essencial.

Reação

A reação de hidratação consome uma quantidade específica de água e há fórmulas utilizadas na indústria da construção para calcular exatamente a quantidade necessária para um trabalho. Na realidade, o concreto é misturado com mais água do que o necessário para a hidratação. A água extra cuidadosamente calculada permite ao concreto fluir facilmente e alcançar o enchimento e a composição adequados. A água não incluída na reação de hidratação permanece nos poros da microestrutura.

Cristalino

Na hidratação do cimento, as alterações químicas ocorrem lentamente o que, eventualmente, acabam na criação de novos produtos cristalinos como os conjuntos de concreto. Uma vez definido, o concreto continua a endurecer, ou curar. Este processo pode durar vários anos.

Produtos

Na química complexa que ocorre quando a água é adicionada ao cimento, os produtos de reação são denominados produtos de hidratação. No concreto, existem tipicamente quatro tipos principais. O hidrato de silicato de cálcio é fundamental, pois fornece a principal fonte de força do concreto. O hidróxido de cálcio e dois grupos de minerais também são produzidos.