O que é higiene pessoal para crianças?

Escrito por barb nefer | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é higiene pessoal para crianças?
Tomando banho (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

A higiene pessoal é importante em todos os estágios da vida, mas os bons hábitos de limpeza começam na infância. Crianças que aprendem o que é higiene e como práticas adequadas tendem a levar os hábitos à vida adulta. A aprendizagem começa na família, até que os jovens passem a aprender o que fazer e a seguir as regras de limpeza por si sós.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A higiene pessoal geralmente é definida como a profilaxia do corpo e o cuidado apropriado com a aparência pessoal. Isto costuma incluir todas as áreas corporais e as roupas. Crianças não entendem por si mesmas a importância da higiene, nem sabem como realizá-la. Elas aprendem isso com suas famílias e geralmente precisam de ajuda até que fiquem mais velhas e possam cuidar-se sozinhas.

Efeitos da má higiene pessoal

Crianças com uma higiene pessoal ruim podem se tornar alvos de ridicularização. Serão provocadas por terem o corpo e a roupa sujos ou o cabelo oleoso. Isto pode ferir a autoestima e deixá-las ainda mais negligentes consigo mesmas. Adultos terão uma impressão ruim da criança e podem até suspeitar de negligência paterna caso seja nova demais para não depender da ajuda dos pais em sua limpeza.

Tipos

Existem vários tipos básicos de higiene para crianças. Primeiro, vem a profilaxia do corpo, o que diminui a sujeira e o mal-cheiro. É preciso ensiná-las a tomar banho todos os dias e lavar as mãos com frequência. O Dr. Lynn Smitherman, um professor de pediatria da Universidade estadual em Wayne, cita a limpeza das mãos como um dos hábitos mais importantes para as crianças. No mínimo, devem lavar as mãos antes das refeições e depois de irem ao banheiro. O cabelo também deve ser lavado regularmente com xampu.

Em segundo lugar vem a higiene oral, ou seja, a escovação regular dos dentes. Deve ser feita no mínimo duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. Contudo, o ideal é que a criança escove os dentes também depois de cada refeição. O site da Journey to Caring diz que a escovação correta é tão importante quanto a frequência.

Em terceiro, o uso de roupas limpas. Crianças devem aprender a escolher roupas limpas para vestir, incluindo as roupas íntimas, e a trocar as roupas usadas que ficarem excessivamente sujas.

Higiene por idade

As expectativas para a higiene pessoal de crianças variam com a idade. Os jovens devem começar a aprender os básicos da higiene desde criança. Por exemplo, elas podem aprender a lavar suas mãos e escovar seus dentes imitando os pais, entretanto, ainda precisarão de ajuda ao tomar banho e se vestir. O Dr. Daniel Neuspiel, do departamento de pediatria do Beth Israel Medical Center, explica que os pais podem tornar a hora do banho divertida usando brinquedos e jogos para crianças mais novas. Estas medidas podem ser tomadas pelas próprias crianças à medida que atinjam a idade escolar, isto as incentivará a tomar banho e a vestirem-se sozinhas.

Aviso

A má higiene pessoal pode prejudicar a saúde da criança de várias formas. Crianças sujas são mais propensas a doenças, sejam advindas da própria poeira ou da exposição a germes da gripe e do resfriado ou de outras infecções. Doenças nas gengivas e nas cavidades são causadas pela negligência da higiene oral, podendo levar à perda prematura dos dentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível