on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Higroma canino no cotovelo

Atualizado em 17 abril, 2017

Higroma no cotovelo é uma condição que afeta principalmente as raças grandes e de pelo curto, como o dogue alemão, galgo inglês e dálmata. Em cães com higroma, um saco cheio de líquido aparece em um ou ambos os cotovelos. Em casos mais raros, ele pode se desenvolver no quadril também. Em muitos casos, os do cotovelo não causam dor ou dificuldades. No entanto, eles podem infeccionar, o que requer tratamento e pode ser doloroso. Outros cães suscetíveis a desenvolver higromas são os que não são muito ativos ou que estão se recuperando de doença ou lesão.

Higromas geralmente ocorrem em cães de grande porte (OJO Images/OJO Images/Getty Images)

Causas

Os higromas se desenvolvem devido a um trauma recorrente no cotovelo do animal. Por exemplo, deitar-se sempre em madeira, cimento ou outras superfícies duras pode forçar a articulação e causar um higroma. Ele afeta principalmente cães de grande porte, pois eles colocam mais peso sobre as articulações do cotovelo quando deitados.

Loading...

Bandagem

Em alguns casos, uma bandagem pode ajudar a prevenir o agravamento da condição. Elas evitarão mais contato com superfícies duras, impedindo que mais danos sejam causados. Além disso, alguns produtos comerciais protegem o higroma do contato com o chão duro. Pergunte ao veterinário o que é melhor para o seu cão.

Drenagem

Alguns veterinários recomendam que o líquido seja drenado com uma agulha ou seringa. A drenagem geralmente não é considerada um tratamento eficaz pois a agulha pode causar uma infecção. Além disso, ela só melhora a condição temporariamente. Se o cão continuar a deitar em superfícies duras, o higroma continuará a crescer, ou seja, a drenagem precisará ser feita regularmente.

Cirurgia

Alguns veterinários podem recomendar uma cirurgia para tratá-lo, especialmente em casos de infecção ou se a área virar ulcerosa. Na cirurgia, o higroma é drenado e a pele é retirada. Uma vez que eles podem ser grandes, enxertos de pele podem ser necessários para cobrir o local afetado. A recuperação da cirurgia leva cerca de um mês e o cão precisará usar uma tala para proteger o cotovelo.

Prevenção

A melhor maneira de impedir que o cão desenvolva higromas no cotovelo ou prevenir o agravamento dos existentes é proporcionar uma superfície macia para que ele deite. Se isso não for possível, faça uma cama macia e deixe-a onde ele gosta de deitar. No caso dos que estão inativos porque estão se recuperando de doença ou lesão, mova-o várias vezes ao dia, o suficiente para que ele mude o lado que está deitado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...