Mais
×

Hiperpigmentação ao redor da boca

Atualizado em 21 novembro, 2016

A hiperpigmentação no rosto de uma pessoa pode ser angustiante porque altera sua aparência. Os médicos podem diagnosticar a causa da alteração no tom da pele e oferecer opções de tratamento.

A hiperpigmentação no rosto de uma pessoa pode ser angustiante porque altera sua aparência (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Hiperpigmentação

A hiperpigmentação ao redor da boca consiste de manchas escuras sobre e ao redor dos lábios. Ela também pode assumir a forma de manchas bem definidas, marrons, sobre o lábio superior, bochecha e queixo.

Causas

Manchas menores, redondas de hiperpigmentação ao redor da boca podem ser causadas pela síndrome de Peutz-Jegher, uma doença hereditária associada aos pólipos intestinais. Manchas perto da boca podem ser causadas por melasma, uma doença crônica, muitas vezes associada aos hormônios femininos, mas que pode afetar qualquer pessoa; a exposição ao sol é um alto fator de risco.

Tratamento

A hiperpigmenação ao redor da boca, devido à síndrome de Peutz-Jegher e o melasma podem ser controlados com tratamentos tópicos para reduzir a produção de melanina. Para o melasma, usar protetor solar e evitar a exposição aos raios UV pode ajudar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article