Hipnotismo e transtorno de déficit de atenção em adultos

Escrito por lauren vork | Traduzido por raissa oliveira
Hipnotismo e transtorno de déficit de atenção em adultos

A hipnose não é um fenômeno sobrenatural, ao contrário do que diz o senso comum

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Para muitos adultos diagnosticados com TDAH (ou que enfrentam sintomas semelhantes), os tratamentos com medicamentos padrão podem não ser recomendáveis ou simplesmente insuficientes. O surgimento da hipnose como um tratamento para pacientes de TDAH deu a eles uma alternativa ao método tradicional sem qualquer risco de efeitos secundários, dependência química ou dano neurológico. Se você está considerando fazer um tratamento alternativo, é uma boa ideia começar se familiarizando com alguns dados e pesquisas básicos.

Outras pessoas estão lendo

Hipsnose

Ao contrário das concepções da cultura popular, a hipnose não é um fenômeno sobrenatural ou uma forma de "controle da mente." Em vez disso, é um estado alterado de consciência muito parecido com o sono. Nele, o processo de pensamento, as percepções e o funcionamento do subconsciente de uma pessoa são alterados.

Concentração e hiperatividade

Como a hipnose cria um estado mental de alta concentração e relaxamento, muitos tratamentos hipnóticos, tais como os implementados pelo "National Institute of Clinical Hypnotherapy" (Instituto Nacional de Hipnoterapia Clínica), consistem em ajudar os pacientes a experimentarem esse estado calmo e focado e aprenderem a aproveitar as influências em suas vidas diárias. Essa forma de tratamento é focada não apenas em melhorar a concentração, mas também em minimizar os problemas de hiperatividade.

Organização

A hipnose é amplamente usada como um forma de alterar comportamentos e formar novos hábitos. Isso é feito através de sugestões durante o estado de transe em um momento em que o subconsciente está mais aberto para recebê-las. Essa técnica é frequentemente implementada para reforçar comportamentos desejados e eliminar os indesejados. A maioria dos produtos voltados para o controle dos sintomas de TDAH com a hipnose são baseados no uso de tipos semelhantes de "scripts" (mensagens verbais ouvidas por uma pessoa em transe), como aqueles usados ​​por pessoas que tentam parar de fumar, perder peso ou melhorar hábitos de estudo.

Eficácia

A eficácia da hipnose como um tratamento para o TDAH ainda não foi determinada através de testes clínicos. Alguns dos estudos mais promissores são voltados para os tratamentos hipnóticos, não isoladamente, mas como um complemento para os tratamentos de neurofeedback. De acordo com os Drs. Arreed e Marianne Barabasz (em um trabalho apresentado à APA), a utilização de hipnose duplicou a eficácia dos tratamentos de neurofeedback, reduzindo o tempo de resposta do paciente à metade.

Disponibilidade

Tratamentos para o TDAH baseados em hipnose estão amplamente disponíveis em uma variedade de formatos, indo de terapia direta com os pacientes até CDs e livros. No entanto, uma vez que a hipnose no tratamento de TDAH é uma prática relativamente nova e, em sua maior parte, não é regulamentada, a qualidade e a eficácia desses produtos e serviços pode ser altamente variável.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media