Conhecimento

Hipoclorito de sódio x hipoclorito de cálcio

Escrito por contributing writer | Traduzido por even star

Hipocloritos de sódio e cálcio são desinfetantes usados em produtos de água sanitária e alvejante, na purificação de água potável, piscinas, lagoas e águas residuais. Os hipocloritos de sódio e cálcio também são usados no tratamento do solo, de frutas e vegetais. Hipocloritos controlam bactérias, fungos e algas formadoras de lodo que causam doenças em pessoas e animais. Na presença de oxigênio, os hipocloritos se convertem em cloreto de sódio (sal de mesa) e cloreto de cálcio (sal de estrada).

Outras pessoas estão lendo

História e benefícios

Em 1896, os hipocloritos foram usados em epidemias da febre tifoide na Austrália e na Hungria, no Mar Adriático. A cloração foi introduzida na Inglaterra em 1905 para eliminar a febre tifoide do abastecimento de água. Um dos avanços mais significantes para a saúde pública, a cloração e a filtração eliminaram a febre tifoide, cólera, disenteria e hepatite A nos Estados Unidos.

Pesticidas

Em 1957, os hipocloritos de sódio e cálcio, conhecidos como alvejantes, foram registrados como pesticidas. Os pesticidas usados devem estar nos padrões dos orgãos governamentais responsáveis. Os pesticidas precisam ser registrados novamente se sua composição conter mais do que 5,25 a 12,5% de hipoclorito de sódio ou 65 a 70% de hipoclorito de cálcio, com nenhum outro ingrediente que não seja água.

Agua potável

O escritório de água potável da EPA, dos EUA, realizou diversos testes com os hipocloritos de sódio e cálcio na água e no esgoto para se certificar de que eles não criam carcinógenos. A EPA estabeleceu um nível máximo de contaminante de 100 partes por bilhão de água potável.

Processamento de alimentos

O hipoclorito de sódio pode ser usado para lavar e descascar frutas e vegetais ou como um desinfetante final em equipamentos de processamento de alimentos.

Comparação

O hipoclorito de cálcio (Ca(OCl)2) contém 65% de cloro disponível em peso e requer um cuidado especial porque ele vai ser inflamável quando entrar em contato com material orgânico. O hipoclorito de sódio (NaOCl) é uma solução transparente, levemente amarelada com água e contém de 9 a 15% de cloro. O hipoclorito de sódio para desinfetar água potável possui o dobro da concentração de um alvejante. O hipoclorito de sódio é mais barato do que o hipoclorito de cálcio.

Aviso

Ambos hipocloritos estão na Categoria I de Toxicidade, o maior nível de toxicidade. Os hipocloritos de sódio e cálcio são extremamente corrosivos e podem causar danos sérios à pele e olhos. Roupas, óculos de proteção e luvas resistentes a componentes químicos são necessários quando você for utilizar esses produtos, que são rotulados com precauções. Hipobromito é formado por produtos de hipocloritos usados em água salgada. O National Pollutant Discharge Elimination System (NPDES) (sistema nacional de eliminação de poluentes dos EUA) especifica que os hipocloritos de sódio e cálcio quase não são tóxicos para aves, mas são extremamente tóxicos para invertebrados e peixes.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media