×
Loading ...

Como fazer histogramas na linguagem Python

Atualizado em 17 abril, 2017

As bibliotecas gratuitas e de código aberto Matplotlib e NumPy, da linguagem Python, são uma alternativa econômica aos programas matemáticos e de estatísticas comerciais disponíveis no mercado, que são usados para criar representações gráficas de informações numéricas. Embora essas ferramentas Python não tenham todos os recursos oferecidos pelos programas caros, com uma interface intuitiva e prática, elas também não têm os preços elevados e restrições de licenciamento cruéis das opções pagas. Embora sejam econômicas, as ferramentas Python exigirão um pouco mais de tempo para a instalação e criação de bibliotecas.

Instruções

Criar histogramas com as bibliotecas de extensão para linguagem Python (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra o terminal de aplicativos em seu Mac ou uma janela de DOS no Windows e digite "python -v" no prompt para confirmar que você têm o Python 2.7; essa ação lhe informará qual é a versão instalada em seu computador. Se estiver usando um Mac, a versão do Python integrada ao OS X não é compatível com as bibliotecas de extensão que você precisará instalar. Nesse caso, visite o site python.org e instale a versão 2.7.

    Loading...
  2. Baixe e instale as extensões NumPy e Matplotlib do site sourceforge.net. Existem instaladores binários tanto para sistemas operacionais Mac OS X quanto Windows, portanto não será preciso lidar com processos de instalação de linhas de comando obscuros.

  3. Abra o terminal de aplicativos no Mac OS X ou o console do DOS no Windows. Para iniciar o interpretador Python, digite "Python" na linha de comando. Quando o prompt do Python for aberto, carregue as duas novas bibliotecas com os seguintes "command S":

    import numpy as np import matplotlib.pyplot as plt

  4. Crie alguns dados para esse histograma ao definir seus eixos e gerar algumas pontuações aleatórias de QI em torno de uma distribuição padrão com os seguintes comandos:

    mu, sigma = 100, 15 x = mu + sigma * np.random.randn(10000)

  5. Crie o layout e parâmetros do histograma com os seguintes comandos:

    n, bins, patches = plt.hist(x, 50, normed=1, facecolor='g', alpha=0.75)

    Adicione rótulos e barras de cores, ou caixas, do histograma com os comandos a seguir:

    plt.xlabel('Smarts') plt.ylabel('Probability') plt.title('Histogram of IQ') plt.text(60, .025, r'$\mu=100,\ \sigma=15$') plt.axis([40, 160, 0, 0.03])

    Por fim, crie um histograma com este comando:

    plt.show()

    Isso criará uma barra de gráfico ilustrando pontuações de QI na tradicional forma de sino com caixas verdes, com seus eixos "y" representando pontuações de QI e eixos "X" representando o número de indivíduos que alcançaram essa pontuação.

Loading...

O que você precisa

  • Python 2.7 ou superior
  • Biblioteca Matplotlib para Python
  • Biblioteca NumPy para Python

Referências

Loading ...
Loading ...