História do câmbio automático

Escrito por rob wagner | Traduzido por marina costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
História do câmbio automático
As origens do câmbio automático datam de 1894 (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O câmbio automático permite que o veículo mude relações de marcha a partir de uma caixa de câmbio, sem que o motorista precise usar uma alavanca ou uma embreagem. Suas origens datam de 1894, quando o câmbio automático moderno foi apresentado pelos franceses Louis-Rene Panhard e Emile Levassor. Dez anos mais tarde, o conceito foi melhorado pelos irmãos Sturtevant em Boston, Massachusetts.

Outras pessoas estão lendo

Transmissão dos Sturtevant

Os irmãos Sturtevant desenvolveram o câmbio automático de duas velocidades para frente, mas a tecnologia com metal do tempo era primitiva, e a caixa de câmbio estava propensa a falhas devido ao estresse da mudança das relações de marcha.

A Reo tentou

A Automaker Reo desenvolveu o sistema Self-Shifter em 1934, que basicamente usava duas marchas: uma para velocidades comuns e outra para quando o carro necessitasse de marcha baixa para diminuir a velocidade.

Avanço

Em 1940, a marca Oldsmobile, da General Motors, comercializou uma versão confiável do sistema, a Hydra-Matic, que combinou um fluido de acoplamento com três conjuntos de engrenagens planetárias que eram controladas hidraulicamente.

Avanço

A Hydra-Matic foi logo oferecida em Cadillacs e Pontiacs, mas a Segunda Guerra Mundial interrompeu a produção em massa de modelos civis e converteu-a para usos militares.

Outros seguidores

O Buick seguiu o sistema com o seu Dynaflow em 1948; a Packard ofereceu o Ultramatic em 1949; e a Chevrolet debutou com o Powerglide em 1950.

Hoje em dia

Atualmente, montadoras alemãs e japonesas estão liderando o mercado com novas tecnologias de câmbio automático, com a BMW tendo desenvolvido seu primeiro automático de seis velocidades em 2002; a Mercedes-Benz com um de sete, 7G-Tronic, em 2003; e a Toyota com um de oito velocidades em 2007, o Lexus LS 460.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível