A história da arte em cerâmica de Pablo Picasso

Escrito por sarah lipoff | Traduzido por vanessa figueiredo
A história da arte em cerâmica de Pablo Picasso
Os trabalhos de Picasso incluíam pinturas, esculturas e, ainda, trabalhos em cerâmica (Dan Kitwood/Getty Images News/Getty Images)

Pablo Picasso é conhecido como um pintor inovador e politizado que criou obras de arte durante o movimento cubista. Nascido na Espanha, Picasso pintou trabalhos famosos como "Guernica" (1937) e "Os três músicos" (1921). Picasso também criou esculturas e trabalhos em cerâmica com outros artistas, como Georges e Suzanne Ramie.

História

Pablo Picasso nasceu em 1881 e morreu em 1973. A maioria de seus trabalhos era pintura, mas ele sempre foi fascinado por cerâmica. De acordo com o "Polk Museum", depois de ver os trabalhos da cerâmica Madoura na França, em uma feira de artesanato em 1946, Picasso procurou os artistas George e Suzanne Ramie, especializados em cerâmicas e donos do estúdio Madoura, para uma colaboração.

Recorte temporal

Suzanne e Georges Ramie abriram seu estúdio de cerâmica para Picasso, que fez algumas criações e os deixou após pouco mais de um ano. De acordo com Alain Ramie, escritor do catálogo dos trabalhos de cerâmica de Picasso na Madoura, depois de um ano fora Picasso voltou para continuar com a colaboração e os Ramie o acolheram de volta muito bem.

Significado

Picasso procurou criar peças de cerâmica que fossem naturalmente gráficas em formatos repetidos. De acordo com o "Art Guide Northwest", Picasso foi bem sucedido em tornar objetos funcionais, como jarras, pratos e vasos em esculturas figurativas. Pensa-se que Picasso pode não ter sido o único responsável por lançar seus próprios vasos e jarras, mas teve uma atuação na pintura direta nas peças.

Popularidade

No fim da década de 1940, Picasso usava um dos primeiros fornos elétricos e criava cerâmicas louvadas com formatos e desenhos expressivos e temas recorrentes, como pássaros e rostos. De acordo com o "Art Guide Northwest", suas cerâmicas estavam ganhando tanta atenção, que ele criou um presente de casamento com treze pratos de sobremesa para a atriz Rita Hayworth quando ela se casou com o princípe Aly Kahn em 1949.

Conclusão

De acordo com o "Polk Museum", Picasso, em colaboração com o estúdio Madoura, produziu mais de 633 peças de cerâmica. Os trabalhos em cerâmica de Picasso são agora conhecidos e apreciados como parte de seu legado e definidos como padrão para artistas dos séculos XX e XXI.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível