História da dança tradicional do Senegal

Escrito por otehlia cassidy | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
História da dança tradicional do Senegal
As danças senegalesas possuem uma rica história (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

A dança senegalesa tradicional reflete a diversidade histórica e cultural do país. Na maior parte de seu território, a música e dança senegalesa acompanham atividades cotidianas, assim como ocasiões especiais. As danças vão desde a Mbalax, uma dança da tribo Wolof, até a Lenjin, uma dança da tribo Jula ao sul do país.

Outras pessoas estão lendo

História

O Senegal foi populado por diversos grupos étnicos ao longo de sua história. Algumas das tribos senegalesas são a Wolof, Jula e Fulani. A dança e música desse país foram documentadas pela primeira vez no século 17, quando documentos descrevem batidas simples acompanhando uma dança para atividades de lazer, luta e guerra. As batidas de tambor podem ser ouvidas a quilômetros e eram usadas como comunicação entre as tribos.

Tipos

Sabar é o nome de um estilo popular de dança Wolof. Os tambores sabar são tocados em vários ritmos, incluindo mbalax, kaolak, thiebou dieun e baaram’baye, que são genericamente rotulados como saber. A tribo Mandinka, ou Jula se fixou no sul do Senegal quando era parte do antigo império do Mali. A Mandinka toca em tambores tipo Serouba e Bougarabou. Os ritmos tocados nesses tambores incluem Ekonkon e Lenjin. Outros grupos étnicos, como os Peul, ou Fulani e Tukular possuem danças e ritmos que são específicos para sua cultura.

Funções

Sabar é uma dança popular, realizada em casamentos, celebrações da comunidade ou festas. A dança é competitiva e criativa; durante uma dança sabar, as pessoas formam um largo círculo, enquanto individuais ou pares de dançarinos vão para o centro da roda e mostram seus melhores passos. A sabar ganhou fama internacional através de artistas como Youssou N’Dour e Doudou N’Diaye Rose. Outras danças tradicionais são realizadas para cerimônias ou celebrações.

Características

As danças sabar incluem pulos e movimentos largos de pernas e braços, acentuados com movimentos da pélvis. Os movimentos das mulheres são sensuais e enérgicos. A dança estilo mandinka reflete a história e conexão com o Império do Mali. Serouba e Bougarabou são tambores Jula que tocam ritmos diferentes, como Ekonkon e Lenjin. Os dançarinos dobram seu torso e marcam o ritmo com rápidas batidas de pé e braços estendidos. Os Fulani ou Peul são conhecidos por sua bela música para violino e flauta, mas também tocam ritmos em tambores buuba. As danças Fulani enfatizam os ombros.

Dança contemporânea

No Senegal, você encontrará uma mistura de tradições de dança tanto modernas quanto antigas. As pessoas abraçam suas diferentes raízes culturais e continuam a dançar para ocasiões importantes como têm feito por anos. Você também descobrirá que as danças evoluíram e se adaptaram a várias influências culturais e estilos musicais. Muitas danças são coreografadas para grandes audiências, não apenas para vilarejos. A rica história das danças senegalesas também estabeleceu uma base forte para seus renomados dançarinos modernos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível