A história da educação física em Roma

A educação física em Roma era, principalmente, para a preparação militar

Image by Flickr.com, courtesy of David Friel

A educação formal na República Romana era para os ricos, e era principalmente em estudos de latim e de grego. A educação física, passada de pai para filho, foi raramente formalizada.

Origem

Os romanos valorizavam muito a beleza física

Image by Flickr.com, courtesy of Hermés

Os ideais romanos de beleza física e saúde devem muito aos gregos, que eram, muitas vezes, contratados como tutores tanto para a educação intelectual quanto para a educação física. Os esportes dos Jogos Olímpicos foram importados e praticados em competições organizadas e em casa.

Propósito

Como aconteceu com os gregos, os esportes, os jogos e a recreação física destinavam-se a preparar os meninos e rapazes para o serviço militar. Durante a República e o começo do Império, esperava-se que todos os cidadãos romanos fossem capazes de servirem o exército.

Métodos

Montar a cavalo era um exercício comum

Image by Flickr.com, courtesy of Adam Pniak

Em assuntos físicos, meninos e rapazes aprendiam principalmente pelo exemplo, assistindo a seus pais nos exercícios diários. Isso significava visitas aos muitos banhos romanos, que incluíam salas de exercício e pátios centrais onde eram praticados luta romana e boxe. Outros exercícios comuns eram o arremesso de dardos e os esportes equestres.

Jogos

Os meninos brincavam fazendo muitas atividades físicas, como montar a cavalo por lazer, empinar pipas e andar em pernas de pau.

Escolas públicas

À medida em que o Império e a sua economia cresceram, tornaram-se necessários cidadãos mais bem educados. As escolas públicas eram instituições locais destinadas aos meninos da classe média. A educação física era parte do currículo, explicitamente para a preparação militar.

eHow Brasil
×