A história do futebol mundial

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história do futebol mundial
Os primeiros registros da existência do futebol datam de 3.000 a.C. (Getty Images)

O futebol passou por muitas dificuldades antes de se consolidar como um dos esportes mais populares do planeta. Embora tenha surgido por volta do ano 3.000 a.C., na China, foi apenas no século 17 que ganhou as regras gerais que conhecemos hoje. A profissionalização desse esporte só ocorreu em 1885, com a criação da entidade pré-Fifa, a International Board. Na mesma época, um brasileirinho filho de pai escocês veio da Inglaterra com uma bola de futebol e trouxe o esporte para o País, que hoje é o maior vencedor de Copas do Mundo da História.

Outras pessoas estão lendo

Origem sangrenta

A origem do futebol não é das mais bonitas. Os primeiros registros desse esporte foram feitos por militares da China antiga. Eles praticavam um treino no qual duas equipes chutavam as cabeças dos inimigos mortos em combate. Há registros também de um esporte similar no Japão antigo. Em vez de cabeças humanas, porém, os japoneses chutavam uma bola feita com fibras de bambu. Já os gregos utilizavam bolas feitas com bexiga de boi e recheadas com terra. Com os romanos, o jogo adquiriu uma conotação violenta. O futebol que passou para o período da Idade Média era jogado com socos, rasteiras e pontapés.

A história do futebol mundial
O futebol nem sempre foi praticado com fair play (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Regras inglesas

Durante toda a Idade Média, há registros do futebol praticado com violência. Tanto é que muitos jogadores morreram durante as partidas. No território italiano, membros da nobreza fizeram uma nova versão do esporte. Não era permitidos atos violentos, e alguns juízes aplicariam as regras durante as partidas. Foi uma versão dessa modalidade que chegou à Inglaterra no século 17. O chamado Football ganhou novos adeptos e novas regras. Passou a ser disputado em um campo que deveria medir 180 por 120 metros com duas traves em cada extremidade (os gols). Em 1871, a nobreza inglesa criou a figura do goleiro, o único jogador autorizado a pegar a bola com as mãos.

Futebol no Brasil

Filho de pai escocês, o brasileiro Charles Miller foi para a Inglaterra aos nove anos de idade. Lá, conheceu a fundo esse esporte que estava se tornando cada vez mais popular. Em 1894, Miller voltou ao Brasil trazendo uma bola de futebol e as regras que já estavam estabelecidas na Europa. A primeira partida registrada em terras brasileiras data de 15 de abril de 1895. Foi um jogo entre trabalhadores ingleses que atuavam em São Paulo. O jogo seduziu a elite paulista e logo surgiu a primeira equipe oficial. Em 1888 foi criado o time mais antigo do País, o São Paulo Athletic.

A história do futebol mundial
O Brasil teve sua primeira partida de futebol em 1895 (Roger Weber/Photodisc/Getty Images)

A primeira Copa do Mundo

Logo, o jogo se popularizou em diversos países do mundo inicialmente como uma atividade ligada às elites. Mas não tardou até que o esporte se democratizasse para as mais diversas classes sociais. Os primeiros torneios internacionais foram organizados pela Football League, criada na Inglaterra. O primeiro jogo internacional foi entre Escócia e Inglaterra, em 1872. O placar foi de 0 a 0. Em 1904, sete países da Europa se reuniram para criar a FIFA (Federação Internacional de Futebol). Em seguida, o esporte foi aceito para integrar os Jogos Olímpicos, em 1908. Vinte anos depois, o francês Jules Rimet, presidente da entidade, criou a primeira Copa do Mundo. A competição, no entanto, só foi realizada em 1930, no Uruguai. Os uruguaios se consagraram campeões vencendo os argentinos por 4 a 2 no jogo final.

A tradição das Copas do Mundo

Desde então, as melhores seleções de futebol disputam a Copa do Mundo a cada quatro anos. Não demorou até que o torneio se popularizasse em todo o mundo. O Brasil é o time que mais ganhou Copas do Mundo. Foram cinco no total. Em seguida vem a Itália, com 4 títulos, a Alemanha, com 3, e a Argentina e o Uruguai, com 2 taças cada. França, Espanha e Inglaterra fecham a lista com um título cada um. A perspectiva global do evento faz, até hoje, com que muitos países se reúnam em torno do futebol. Mais do que qualquer outro esporte atual, ele é capaz de unir povos, etnias e culturas as mais diferentes possíveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível