×
Loading ...

A história da impressão digital

Atualizado em 17 abril, 2017

A impressão digital transformou o mundo impresso tornando possível a impressão rápida e em alta qualidade. A história da impressão digital é muito pequena, se comparada com a da impressão em geral, pois a impressão digital surgiu no final do século 20. Mas, a impressão digital evoluiu rapidamente e se tornou um dos métodos mais comuns de impressão para empresas e indivíduos.

A história da impressão digital é recente (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A história da prensa de impressão

A primeira prensa mecânica de impressão foi inventada por Johannes Gutenberg em 1439. Essa prensa inaugurou a era da impressão quando livros puderam ser produzidos em grandes quantidades, sendo disponibilizados para o indivíduo comum, pois eram muito mais baratos de serem feitos do que os anteriores. Mais tarde, as prensas elétricas foram inventadas o que tornou ainda mais fácil a impressão de itens.

Loading...

O início da impressão digital

As prensas de impressão digital começaram a ser usadas em 1993. A ideia de uma prensa digital começou com o desenvolvimento do computador. A evolução da impressão digital é de certa forma complicado, mas a Xerox teve uma grande participação nisso. Diferente dos outros métodos de impressão, as prensas digitais podiam imprimir uma imagem diferente em cada folha, ao passo que os outros tipos de impressão envolviam chapas que eram usadas continuamente.

Como a impressão digital funciona

Com as prensas de impressão digital, uma imagem é inserida em um computador podendo ser transferida para uma variedade de superfícies, incluindo papel fotográfico, papel couchê, vinil e filme. A impressora digital usa máquinas de impressão à seco, como impressoras grandes jato de tinta e impressoras térmicas. A impressão digital é geralmente usada para trabalhos menores e para a impressão personalizada.

Influência sobre outros métodos de impressão

As prensas de impressão digital não possuem manivelas, engrenagens ou banhos de óleo, gerando muito menos gastos do que os outros métodos de impressão. Desde o surgimento da impressão digital, as outras máquinas de impressão, como impressoras off-set, também evoluíram e são atualmente mais fáceis de operar, com menos engrenagens e manivelas, em uma tentativa de competir com a impressão digital.

Novas possibilidades das prensas digitais

Atualmente, as prensas para impressão digital podem ser ligadas à uma rede para imprimir imagens enviadas de qualquer lugar do mundo. Os computadores nessas prensas podem também produzir uma imagem, fornecendo uma prévia de como um livro ou libreto ficará quando for finalizado. À medida que os avanços tecnológicos são feitos, a impressão digital continuará a ver, nos próximos anos, aprimoramentos incríveis em eficiência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...