A Historia do Longboard

Escrito por carlys | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A Historia do Longboard
Os longboards começaram a surgir no começo da década de 50 (skateboard image by Rusty McCloud from Fotolia.com)

De acordo com o próprio site de skate longboard, o esporte originou-se na Califórnia ou no Havaí no começo dos anos 50. Skatistas que buscavam encontrar uma conexão mais próxima entre snowboard, skate e surfe, alcançaram um meio termo com a invenção do longboard. Subsequentemente, surfistas começaram a usar o longboard como uma forma de treinamento, quando as condições do surfe não eram boas, imitando as técnicas de pegar onda tranquilamente. E, assim, começou o fenômeno do skate longboard.

Outras pessoas estão lendo

História

Os longboards entraram no mercado em 1959, e os skates foram distribuídos entre lojas de brinquedo e conveniência. Os skates de fibra de vidro foram os primeiros tipos de longboard a serem vendidos, apesar de rapidamente descobrir-se que eles eram perigosos. O conjunto de trucks (parte de metal que conecta a prancha às rodas) que veio dos patins e as rodas de metal que eram presas a ele foram mais tarde substituídos por rodas de cerâmica e novos trucks, desenvolvidos especialmente para o esporte. Esses ajustes contribuíram para tornar o skate mais seguro e suave. O uretano, um componente parecido com borracha, que foi então adotado como material para as rodas, proporciona melhor contato com pisos de concreto para um passeio mais aprimorado.

Função

O longboard funciona como um elegante meio de transporte. Suas rodas tendem a ser mais largas e macias que a de um skate comum e, por isso, fazem menos barulho. Na verdade, os longboards tendem a ser mais estáveis e aderentes, além de serem capazes de rodar longas distâncias sem precisarem de nenhum movimento do skatista. Além disso, os trucks são mais largos que os de um skate convencional, possibilitando ao skatista executar técnicas como o crooked, uma manobra em que o skatista desliza sobre o próprio truck. A prancha tende a ser flexível, prensada com lâminas de várias madeiras diferentes.

Importância

Em 1973, o longboard experimentou uma nova onda de popularidade. Graças à descoberta das rodas de uretano e da proliferação de trucks desenhados especificamente para longboards, menos pessoas questionavam a segurança do esporte. O primeiro parque de skate dos Estados Unidos foi construído em março de 1976 em Carlsbad, Califórnia, aumentando ainda mais a popularidade da atividade e levando à criação de muitos outros parques ao redor do pais.

Cultura

No final dos anos 70, o longboard -- junto com o skate -- havia se tornado uma subcultura ligada a um estilo de vida rebelde. A bandas de punk que incitavam ao crime e à violência encontraram espaço no estilo longboard, no qual a anarquia era uma mentalidade respeitada. Contudo, a imagem rebelde ligada ao longboard foi aos poucos diminuindo, resultado de uma mais diversa e controlada representação do esporte pela mídia. Além disso, um número maior de praticantes começou a usar o reggae e o hip-hop em seus vídeos, afastando-se assim, da ideologia punk.

Tendências

No começo dos anos 80, o longboard sofreu outra crise temporária no mercado. Isso devido a problemas de saúde e segurança, o que forçou muitos parques a fecharem por causa do aumento do custo do seguro. Contudo, em 1983, o longboard já havia recuperado sua popularidade e, apesar de um ou outro revés esporádico, permaneceu como um esporte popular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível