A história da MAC Cosmetics

Escrito por kate evelyn | Traduzido por cassie cakes
A história da MAC Cosmetics
A MAC é uma marca popular de cosmétidos de alta qualidade (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A Makeup Art Cosmetics Inc., mais comumente conhecida como MAC Cosmetics, é um marca muito popular de cosméticos direcionada principalmente às mulheres. A marca é tão popular e prestigiosa no mundo das celebridades que já foi mencionada em canções pop, como "Unpretty", do grupo TLC. Os produtos da MAC são exclusivamente vendidos em lojas de departamento e na internet, não sendo encontrados em outlets ou farmácias.

Início

Dois canadenses, um proprietário de uma rede de salões de beleza e um maquiador, chamados respectivamente Frank Angelo e Frank Toskan, fundaram a MAC em Toronto, em 1984. Eles queriam criar cosméticos que resistissem melhor ao desgaste provocado por longas sessões de fotos, sob o calor da forte iluminação. Toskan foi quem teve a ideia da empresa. Antes que firmasse parceria com Angelo, passou horas experimentando fórmulas com a ajuda do químico Victor Casale, que também era seu cunhado. Ele formou uma relação comercial com Angelo porque ele era um empresário especializado.

Chegando às ruas

Cosméticos MAC eram comercializados, originalmente, para pessoas na indústria da alta costura. Como os proprietários já tinha conexões no campo, eles divulgaram a ideia da MAC em seus círculos sociais. A qualidade e durabilidade dos cosméticos logo deu à empresa a influência de que precisava entre as celebridades. Isso trouxe o endossos de figuras como Pamela Anderson, Boy George, Debbie Harry e outras grandes estrelas dos anos 80. Esta publicidade levou a uma rápida expansão.

Lojas MAC

A MAC abriu sua primeira loja em 1991, no elegante bairro de Greenwich Village, em Nova York, nos EUA. Sua primeira loja europeia fio aberta em Paris, em 1996. A MAC também está presente em vários outros países europeus, bem como na China. Além das lojas MAC, a empresa assinou acordos de distribuição com várias lojas de departamento nos EUA e no Canadá, incluindo a Nordstrom's e a Macy's. No Brasil, as lojas estão nos principais shoppings.

Aquisição

Em 1994, os dois Franks venderam o controle acionário da MAC para Estée Lauder, outra proeminente empresa de cosméticos. Estée Lauder mais tarde assumiu a empresa completamente, em 1998. Frank Angelo faleceu em 1997 e Frank Toskan saiu da MAC para dedicar seu tempo a uma instituição de caridade dedicada a vítimas da AIDS. Estée Lauder manteve o nome MAC e continuou alguns dos trabalhos filantrópicos dos proprietários originais, tais como o Fundo MAC AIDS, que financiado com o dinheiro da venda da linha Viva Glam da MAC. A MAC também dedica-se à produção sem crueldade com animais e à reciclagem.

MAC PRO

Embora os produtos MAC já estejam disponíveis para o consumidor médio, a empresa mantém seu foco em maquiadores profissionais. Através do seu programa MAC PRO, ela oferece um desconto de 40% a maquiadores profissionais. Outros profissionais da indústria, como modelos e figurinistas obtêm 30%. Os usuários frequentes podem também obter vantagens extras.

Expansão

A marca MAC continua a crescer, e a linha atual consiste de literalmente centenas de produtos. Novas lojas MAC continuam a ser abertas em todo o mundo e a reputação de qualidade permanece intacta.

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