on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

História da máquina de lavar roupas

Atualizado em 17 abril, 2017

Há 400 anos, lavar roupas era um processo entediante e demorado. Se a roupa estivesse muito suja, era necessário levá-las até um rio e esfregá-las nas pedras para que o sabão penetrasse no tecido. Na Roma Antiga, urina fermentada era usada para branquear as roupas. A tecnologia da máquina de lavar transformou definitivamente a forma como as roupas são lavadas e o processo se tornou muito mais simples. Este artigo abordará a história da lavadora de roupas e os seus avanços tecnológicos.

Conheça a história da lavadora de roupas (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Tábua de lavar roupa

A primeira tábua de lavar roupas foi inventada em 1797. No entanto, ela não foi patenteada até o ano de 1857, por James King. Ele foi o primeiro homem a usar um tambor, o que torna a sua invenção muito parecida com as máquinas de hoje em dia (ainda que não fosse motorizada).

Loading...

Lavadoras rotativas

A máquina de lavar rotativa foi criada e patenteada por Hamilton Smith na Filadélfia, em 1858. William Blackstone construiu uma lavadora com manivela e engrenagem em 1874, como um presente para a esposa. Essa foi a primeira máquina de lavar criada para uso prático em casa.

Máquinas de lavar elétricas

As lavadoras elétricas surgiram na virada do século 20. Empresas como Maytag, Hurley Machine Corporation e Automatic Electric Washer Company iniciaram a produção em massa de lavadoras em 1910. A máquina elétrica foi inventada por volta de 1890 por um funcionário da Ford chamado Louis Goldenberg, embora os créditos da invenção tenham ido para Alva Fisher. Antes da Grande Depressão atingir o seu auge, as vendas de lavadoras elétricas ultrapassaram 900 mil unidades por ano.

Lavadoras automáticas

Em 1937, a lavadora automática foi criada e recebeu o nome de Model S. Ela vibrava tanto durante os ciclos de lavagem que teve que ser fixada ao chão. A Model S original tem duas configurações, mas um modelo completamente automático foi inventado em 1947. Ele vinha com novidades como o dispenser de sabão, configurações de velocidade, dispenser de alvejante e filtros de fibras de algodão.

Lavadoras modernas

As lavadoras contemporâneas são carregadas por cima ou pela frente. Lavadoras com a abertura frontal são mais comuns no Oriente Médio e na Europa, enquanto lavadoras alimentadas pela parte superior são populares nas Américas e na Austrália. Se analisarmos o projeto, as máquinas com abertura frontal são muito mais simples do que as que possuem abertura superior, no entanto, sofrem mais problemas técnicos devido ao posicionamento lateral do tambor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...