História da marca de roupas Billabong

Escrito por mickey scott | Traduzido por fernanda lemi
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História da marca de roupas Billabong
A Billabong fornece diversos produtos para surfistas, skatistas e snowboarders. (surfing image by bacalao from Fotolia.com)

A Billabong é reconhecida mundialmente como uma marca de vestuário de surfe, skate e snowboarding, produtos duráveis e acessórios. Inicialmente focada em fornecer vestuário de surfe de qualidade para surfistas australianos, a empresa expandiu-se internacionalmente, e patrocina muitos surfistas profissionais e eventos nos quais eles competem. Através do crescimento e várias aquisições, a Billabong International estabeleceu-se como um elemento chave em seu mercado.

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Fundação

A empresa de vestuário Billabong foi fundada em 1973 por Gordon Merchant na Austrália. Inicialmente, ele e sua esposa cortavam bermudas de surfe à mão em sua casa e as vendiam para lojas de surfe locais. As bermudas tornaram-se as favoritas entre os surfistas devido à sua funcionalidade e durabilidade. Dois anos depois eles abriram sua primeira fábrica.

Cultura do surfe

Durante as duas primeiras décadas, a companhia era intimamente associada à cultura do surfe. Nessa época, o surfe foi ganhando credibilidade como um esporte profissional. No final dos anos setenta, a Billabong começou a patrocinar eventos e competições locais. Em 1984, a Billabong já era patrocinadora do Concurso Final Mundial de Surfe realizado no Havaí e alcançava reconhecimento internacional como fornecedor de vestuário de surfe.

Cultura do skate

Conforme a cultura do surfe (e sua imagem associada) ganhava popularidade mundial, a cultura do skate acompanhava a tendência. Muitos surfistas eram também skatistas, e a Billabong começou a fornecer para skatistas no final dos anos oitenta. Nos anos noventa, a Billabong já estava comercializando vestuário e acessórios relacionados ao skate.

Cultura do snowboard

Conforme esportes com pranchas cresciam, atletas de vários esportes tornaram-se mais comuns. Snowboarding tornou-se tão popular quanto surfe e skateboarding. No início dos anos noventa, Thin Air, uma subsidiária da Billabong, iniciou a produção de vestuário e acessórios de snowboarding.

Aquisições

Durante os anos 2000, a Billabong International fez várias aquisições importantes, começando com a Von Zipper em 2001. Esta foi seguida pela Element em 2002. Outras aquisições incluem Kustom, Palmers Surf, Nixon, Xcel e Tigerlily. Em junho de 2008, a empresa adquiriu as lojas Quiet Flight Surf Shops, DaKine e Sector 9.

Vendas

Em 1981, as vendas atingiram um milhão de dólares australianos (cerca de R$2 milhões de reais). Em 1991, eles já haviam atingido AUD$ 110 milhões (cerca de R$220 milhões de reais). Ao final do ano fiscal de 2008, as vendas haviam atingido AUD$ 1,35 bilhão (cerca de R$2,70 bilhões de reais). Os produtos da Billabong são licenciados e vendidos em mais de cem países.

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