Casa

A história da mobília no estilo "Rainha Anne"

Escrito por linda stamberger | Traduzido por mirella veloso
A história da mobília no estilo "Rainha Anne"

Banco com pés estilo Queen Anne.

queen anne style bench image by James Phelps from Fotolia.com

A mobília no estilo Rainha Ana (Queen Anne) se tornou popular em 1705 e foi assim designada em homenagem à Rainha Anne da Inglaterra. Já se foi a rigidez do passado e, em seu lugar, ficou a elegante mobília que quebrou os conceitos das pesadas, grossas e tradicionais madeiras da época. O design que mais distingue a mobília Rainha Anne é uma concha de vieira entalhada ou uma forma de leque acima de algumas peças como cadeiras, baús e mesas com topo inclinado.

Outras pessoas estão lendo

História

Em 1725, a mobília estilo Queen Anne se tornou popular na América. Os fabricantes de mobília usaram pernas estilo cabriole em cadeiras, mesas e armários de cozinha. A perna era mais fina, entalhada a mão e curvada no final.

Importância

Antes do estilo Queen Anne vir a existir, a mobília típica daquela época era pesada, e feita de madeiras escuras. O mobiliário Queen Anne era mais claro, mais confortável e baseado em ângulos mais curvilíneos, especialmente nas pernas dos móveis.

Pernas

As pernas no mobiliário Queen Anne tinha um "joelho" curvado para fora e um "tornozelo" curvado para dentro. O pé da mobília era feito de um pé holandês ou um simples enchimento, ou o que era chamado de drake foot -- um fundo entalhado com três garras. Alguns fabricantes também usavam o pé espanhol, que tinha linhas retangulares na curva. Ocasionalmente, peças de móveis Queen Anne eram pintados de branco e cobertos em ouro. Usualmente a madeira era deixada envernizada em seu estado natural ou escurecida com uma mancha antes de ser envernizada. A mobília original da Inglaterra era feita de carvalho e imbuia.

Mesas de cartas

Mesas de cartas ou de jogos foram introduzidas no estilo Queen Anne e se tornaram populares no meio do século 18 na América. Elas eram utilizadas na maioria dos lares para diversão em família e entretenimento. As mesas de cartas eram feitas de madeiras de lei, especialmente selecionadas. Imbuia era a madeira preferida usada na América, seguida de cerejeira, e bordo.

Mesas

As mesas eram lindamente detalhadas, porque estavam expostas todo o tempo nas casas. Diferentemente das antigas mesas de cavalete, as mesas Queen Anne tinham o topo feito de duas folhas de madeira que eram articuladas juntas. O tampo da mesa podia ser dobrado em dois para ser colocado na parede quando não estivesse em uso. As mesas tinham quatro ou cinco pernas, uma das quais era feita para ser desmontável ou movível para apoiar a mesa, quando esta estivesse totalmente aberta.

Valor

As mobílias Queen Anne ainda são populares hoje. Peças altamente colecionáveis são as que eram laqueadas, como as do design oriental do estilo Queen Anne de mobília e os armários de marchetaria holandeses com lados bombe, curvas para fora, e ornamentados e detalhados desenhos na parte da frente. Peças antigas de qualidade de museu podem variar de R$2.000 até mais de R$200.000. As reproduções vendidas em lojas de móveis são populares para pessoas que querem o look Queen Anne a um preço mais acessível.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media