Semelhanças e diferenças entre a Arte grega e a arte romana

A arte grega frenquentemente incluía temas mitológicos

Image by Flickr.com, courtesy of Hermés

As artes gregas e romanas vão sempre estar entrelaçadas por causa da história destas duas antigas civilizações. Alguns foram tão longe a ponto de dizer que não há nada que exista no mundo não tenha sido influenciado pela Grécia. Roma não foi uma exceção. Antigamente, historiadores da arte acreditavam que os gregos aperfeiçoaram a forma humana na arte e os romanos só os copiaram. Entretanto, historiadores modernos agora olham para a arte romana com novos olhos e veem que pelo menos parte da arte romana desenvolveu-se autonomamente.

Cronologia

A história da arte grega remonta até aproximadamente o século XVIII A.C. Ela passou por quatro fases: Geométrica, Arcaica, Clássica e Helenística. No período Helenístico, por volta de 330 A.C., elas chegaram a coincidir. Por volta de 500 A.C, a República Romana foi oficialmente estabelecida. Foi no início de 146 A.C que a arte grega começou a influenciar a arte romana, quando Roma conquistou a Grécia. De acordo com o site da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, costuma ser difícil distinguir entre quais são "trabalhos Helenísticos, cópias romanas de trabalhos gregos e quais são originais romanos".

A arte primitiva

A arte grega, ao contrário da arte romana, passou por um período quase primitivo durante o período Geométrico, por volta do século XVIII A.C. As figuras eram estilizadas e possuíam formas geométricas. Quando a forma humana foi introduzida, ela tinha a aparência de bonecos. Entretanto, porque os romanos foram influenciados pelos gregos e pelos etruscos e puderam copiar as técnicas dessas civilizações, a arte romana tinha característica realista, em oposição à origem primitiva da arte grega.

Características

Apesar das semelhanças entre a arte grega e a romana, existem alguns sinais históricos que marcam diferenças entre a arte das duas civilizações, segundo Mark Hudson, professor de história da arte no Palomar College. Conhecidas pinturas gregas em vasos adornados representavam em preto e vermelho temas característicos como mitologia, vida diária e atletismo. Ainda que os romanos, por outro lado, também retratassem a mitologia, suas pinturas também registravam cenas de arquitetura e natureza. Suas pinturas eram também mais naturalistas e ofereciam a ilusão de profundidade. Em termos de escultura, ambas civilizações alcançaram um grau de realismo na forma em que elas retratavam a forma humana. Entretanto, os romanos se inclinavam para a natureza enquanto os gregos tendiam ao ideal.

Importância

Os afrescos e murais nas paredes de Pompeia e  Herculano tem dado pistas a historiadores da arte de como  devem ter sido as pinturas romanas

Image by Flickr.com, courtesy of get directly down

Embora a arte romana tenha sido muito influenciada pelos gregos e seus antecessores na Itália, os etruscos, a arte romana se estabeleceu por seus próprios méritos. A Grécia foi sistematicamente saqueada pelos generais romanos a partir do século II A.C., o que levou a arte grega para Roma. Essa obras de arte foram muito admiradas e copiadas pelos romanos. Entretanto, estes conseguiram se destacar por seus pintores e, em particular, retratistas.

Considerações

Nem as pinturas gregas, nem as pinturas romanas sobreviveram aos séculos. Entretanto, por causa de uma reviravolta do destino, historiadores têm alguma compreensão de como eram as pinturas romanas. Os afrescos e murais de Pompeia e Herculano, enterradas por centenas de anos sob as cinzas da erupção vulcânica do monte Vesúvio em 79 A.C, ainda costumam revelar a riqueza de cores e poderosas técnicas artísticas dos romanos.

eHow Brasil
×