História da moda roqueira

Escrito por nina makofsky | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
História da moda roqueira
A moda tem sido sempre parte integrante do estilo rock'n'roll, com artistas se vestindo de várias maneiras (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Em 1951, Alan Freed, DJ da cidade de Cleveland, nos EUA, estava tocando "My Baby Rocks Me with a Steady Roll" quando inventou o termo "rock'n'roll". Naquele momento, o "rock'n'roll" como gênero musical e como estilo icônico foi criado. A moda tem sido sempre parte integrante do estilo musical, com artistas se vestindo de várias maneiras: do clássico jeans azul a vestimentas mais elaboradas, de calças de couro a saias de bailarina.

Outras pessoas estão lendo

Hstória

O nascimento do rock'n'roll não aconteceu no vácuo. O rock, em seus primórdios, tinha muito em comum com o rhythm and blues. Ninguém representa melhor esta fusão do que Elvis Presley, que ampliou seu apelo sexual usando jeans apertados, camisas de malha justa e ternos bem costurados. Seu estilo mais formal, de corte limpo, estabeleceu uma estética que se provaria restritiva para a moda rock'n'roll nos anos que se seguiriam.

Efeitos

Os anos 60 trouxeram um mar de mudanças no som, na política e na moda de vários artistas. Os Beatles, com seus looks iniciais de cortes de cabelo "tigela" e ternos modernos, apresentaram uma alternativa menos chamativa para o look de Elvis. No fim da década, artistas como Jimi Hendrix e Rolling Stones tinham simplificado o look para jeans largos, camisetas justas e tons psicodélicos.

Função

A moda roqueira frequentemente esteve à frente dos looks da geração que a precedeu. Tendências extremas, como rostos pintados e os macacões de prata do estilo glam e o couro rasgado e rebites de metal da moda punk, provam que as estrelas do rock estão sempre se reinventando. Alguns ícones do estilo passaram por uma reforma completa de álbum para álbum. Por exemplo, a Madonna começou com seu look "Material Girl" -- leggings e mini-saias com joias --, passando para bustiês e sapatos de salto alto.

Identificação

Durante todas as mudanças da moda rock'n'roll, só houve uma constante -- o brim. O jeans azul e as jaquetas jeans permanecem como itens básicos para muitos dos artistas do gênero: de Bob Dylan a Kurt Cobain e de Melissa Etheridge a Grateful Dead. O jeans continua a capturar a aura de James Dean em "Juventude transviada", o que dá ao rock'n'roll a qualidade de fúria juvenil.

Conceitos errôneos

A moda roqueira pode englobar tendências passageiras, peças incompatíveis ou rasgadas e os tecidos gastos, mas não é normalmente barata. Roqueiros de primeira linha, como Madonna e Mick Jagger, têm estilistas pessoais que mantêm seus looks à frente da moda e que os guiam por várias mudanças de figurino por show. Jagger pode vestir uma camiseta desbotada para um concerto, mas vai ser uma camiseta profissionalmente curtida pela empresa londrina Buddhist Punk, lar de alguns de seus designers favoritos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível