Mais
×

História das pérolas rosa

Atualizado em 17 abril, 2017

Pérolas naturais são extremamente raras, já que, por definição, elas devem ser formadas sem a intervenção humana. Pérolas rosa são algumas das mais raras e uma compreensão da história delas, como de onde elas veem e por que elas são cor-de-rosa, vai permitir que você as aprecie mais plenamente.

Pérolas rosa são muito procuradas por sua beleza (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Origem das pérolas rosa

Quase todas as pérolas vendidas hoje são pérolas cultivadas, seja de água doce ou salgada. Pérolas de Akoya e do Mar do Sul, ambas variedades de água salgada, podem produzir pérolas rosas naturais. No entanto, pérolas de água doce podem ser tingidas de rosa após a colheita. A pérola rosa caribenha é uma pérola rosa especialmente bonita, criada pela concha rainha. Apenas uma delas comercializável é descoberta entre cada 100 mil conchas, e a concha rainha tornou-se uma espécie ameaçada. Estas pérolas rosa têm uma qualidade única, que produz "chamas" quando a pérola é examinada sob a luz.

História da caça às perólas

Por milhares de anos, os mergulhadores de pérolas caçaram pérolas naturais evasivas no Mar Vermelho, no Oceano Índico, no Golfo Pérsico e no Golfo de Mannar. A maioria das pérolas naturais disponíveis hoje são vintage e continuam a exigir os preços mais elevados. Mergulhadores de pérolas juntavam tantas ostras quanto podiam e que eram, então, cuidadosamente analisadas para encontrar pérolas. Normalmente escravos ou de classe social muito baixa, os mergulhadores de pérola frequentemente morriam afogados ou por causa de outros perigos de descer muito abaixo da superfície do oceano em um único fôlego. Um escravo poderia, por vezes, "comprar" a sua liberdade encontrando uma pérola excepcionalmente grande.

História da cultura de perólas

A produção de pérolas cultivadas começou há cerca de 100 anos. Moluscos com conchas produziam-nas cobrindo um item irritante com camadas de uma substância chamada "nácar", que também é conhecida como "madrepérola". O pequeno irritante é implantado em dobras no manto do animal e a colheita é feita após 9-16 meses, para pérolas Akoya, ou de 2 a 7 anos, para pérolas de água doce. As pérolas cultivadas cresceram em popularidade depois que Coco Chanel começou a usá-las em seus projetos de moda na década de 1930.

Pérola rosa caribenha

A concha rainha é um animal muito sensível e todas as tentativas de produzir pérolas rosa cultivadas caribenhas falharam. A cada ano, entre 2.000 e 3.000 pérolas rosas caribenhas são pescadas em torno das costas da Flórida, das Bahamas, de Iucatã e das ilhas Antilhas. Destas, apenas de 15 a 20 por cento são comerciáveis para joias. Estas pérolas são mais pesadas e mais duras do que todas as outras. O fato de que a concha rainha está em perigo de extinção significa que a pesca de pérolas é altamente regulada e que a pérola rosa caribenha provável continuará sendo uma joia muito rara.

Outras pérolas rosa

Pérolas Akoya e do Mar do Sul podem ser produzidas em diversas cores, incluindo rosa, embora não tenham um tom tão forte quanto o da pérola rosa caribenha. Pérolas de água doce aceitam bem corantes e, muitas vezes, são tingidas com muitas cores diferentes para atender à demanda do público. Pérolas de água doce raramente são redondas, pois o implante usado é um tecido de um "doador", em vez de um pedaço redondo de concha, que é usado como o irritante em pérolas de água salgada. No entanto, por esta razão, as pérolas de água doce duram muito mais.

Borrachas Pink Pearl

Nenhuma história das pérolas rosa estaria completa sem mencionar a borracha Pink Pearl, de Eberhard Faber. Aparentemente, a empresa tinha o hábito de nomear suas borrachas em honra aos lápis que ela tinha criado. Quando a Pink Pearl foi desenvolvida, a empresa estava fazendo um lápis chamado "Pearl" (pérola, em inglês) para a F. W. Woolworth Company. Já que a borracha era cor-de-rosa, o nome resultante foi "Pink Pearl" (Pérola Rosa, em inglês).

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article