A história das pombas nas árvores de Natal

Escrito por helena cain | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história das pombas nas árvores de Natal
Enfeite de pomba típico do Natal (dove image by cherie from Fotolia.com)

A pomba é uma decoração tradicional da árvore de Natal e simboliza a paz, pureza, amor e o Espírito Santo, que são frequentemente mencionados na Bíblia. A história da pomba como ornamento da árvore de Natal está diretamente relacionada com a própria da árvore de Natal.

Outras pessoas estão lendo

A tradição da árvore de Natal

Entre os muitos costumes dos feriados de natal, a árvore de Natal possui um significado especial pois representa a espiritualidade e caridade. No início do século XVI, os cristãos começaram a decorar as árvores como parte das tradições de Natal. Ela geralmente é decorada com enfeites pequenos que ficam pendurados em seus galhos. A princípio os cristãos a decoravam com itens que demostravam facetas de sua fé ou objetos pessoais que simbolizavam os laços familiares.

As pombas na tradição cristã

Na Bíblia há várias referências às pombas. Quando os Três Reis Magos levaram ouro, mirra e incenso para presentear Jesus Cristo, os pastores que os seguiam levavam frutas, mel e pombas. No Salmo 55, o Rei Davi disse “ Quem dera eu tivesse asas como a pomba; voaria até encontrar repouso! Sim, eu fugiria para bem longe, e no deserto eu teria o meu abrigo. Eu me apressaria em achar refúgio longe do vendaval e da tempestade". Essas referências dão às pombas um significado especial na religião católica e na celebração do Natal. As pombas simbolizam a paz, pureza, amor e o Espírito Santo, todos conceitos importantes celebrados durante o período natalino. Por causa disso, elas se tornaram populares nas decorações de Natal.

Concepção errada

Embora as rolinhas sejam também mencionadas na Bíblia e nos costumes de Natal, como na música "Os doze dias de Natal", elas são aves diferentes das pombas e não são utilizadas na decoração natalina.

Calendário

A popularidade da decoração das árvores de Natal com pombas e da própria árvore de Natal evoluiu ao mesmo tempo. Embora alguns cristão tenham começado a decorar as árvores no século XVI, somente em meados do século XlX essa prática se tornou mundialmente conhecida. James Hewit, autor de “ A Árvore de Natal ” ( que focaliza os costumes e tradições do Natal) descreve sua popularidade na família real Britânica. De acordo com Hewitt, “ Em meados século XlX, graças a popularidade da realeza Britânica, na figura da Rainha Vitória e do Príncipe alemão Alberto, a árvore de Natal se tornou conhecida em todo o mundo quando foram publicadas fotos mostrando o casal e seus filhos ao redor de uma árvore de Natal”.

Decorando com pombas

Decorar a árvore com pombas dá a ela uma aura tradicional e clássica. Muitos desse enfeites têm uma aparência muito real se forem feitos em plástico, papel e penas ou vidro decorativo. Algumas pessoas colocam as pombas distantes umas das outras de asas abertas como se estivessem voando. Outras as colocam com cordões de contas ou guirlandas presas em suas patas ou bicos como se estivessem decorando a árvore.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível