on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A história da serra de bancada

Atualizado em 23 março, 2017

Uma serra de bancada, também conhecida como serra circular, é uma ferramenta utilizada para o corte de madeira e outros materiais. Ela é popular devido à sua versatilidade, sendo uma ferramenta imprescindível para um marceneiro. Essa ferramenta possui uma longa história de mais de 200 anos. Desde aquele tempo, ela passou por diversas melhorias tecnológicas e, atualmente, é mais conveniente que nunca.

Uma serra de bancada

Invenção

A invenção da primeira serra circular ocorreu em 1777. A invenção é creditada a Samuel Miller, um inglês. Miller criou um disco metálico com dentes em torno da borda, descobrindo que, em altas velocidades, ele era capaz de cortar objetos. Sua lâmina de serra seria então utilizada em serrarias para cortar madeira. A ferramenta não utilizava eletricidade e não era portátil.

Loading...

Serras acionadas por pedais

Uma empresa que comercializava serras de bancada era a W.R. & John Barnes em Rockford, Illinois. Suas serras eram acionadas por pedais, o que significa que o operador necessitava utilizar os pés para poder controlar a ferramenta. Ela possuía um design semelhante ao das máquinas de costura. O operador deveria bombear o pedal, que se encontrava logo abaixo da mesa, para que a serra girasse. Esses modelos de serras de bancada começaram a ser vendidos a partir de 1878.

Braço radial

Em 1922, Raymond Dewalt criou a primeira serra circular com braço radial. Essa ferramenta era mais versátil que seus predecessores. A serra era anexada a um braço superior que pode ser movido ou rotacionado, tornando a lâmina móvel. Utilizar o braço radial torna mais fácil o controle da profundidade e da direção dos cortes. O design de Dewalt se tornou tão popular que ele decidiu, dois anos depois, criar a sua própria empresa para produzir e vender as máquinas.

Serras portáteis

Art Emmons, da Porter Cable, inventou a primeira serra circular portátil em 1929. A máquina utilizava uma unidade helicoidal com um motor eletrônico. O design se tornou uma ferramenta leve e compacta o suficiente para levar a serra ao trabalho, ao invés de levar o trabalho até a serra. Essa inovação ajudou a transformar a Porter Cable numa líder na indústria de ferramentas elétricas. O projeto da Emmons é a base para todas as serras circulares portáteis atuais.

Avanços na segurança

Desde a invenção da primeira serra circular portátil, as ferramentas evoluíram para se tornarem mais seguras para os carpinteiros utilizarem. As molas e roldanas atualmente são utilizadas para aplicar pressão sobre a parte superior e a lateral dos materiais sendo cortados. Isso impede que os dedos do operador fiquem muito próximos da lâmina. Algumas serras até possuem um dispositivo para detectar uma mudança na corrente elétrica que poderia indicar uma mão se aproximando da lâmina. Se isso ocorrer, um freio elétrico é ativado e a rotação interrompida em apenas 5 milisegundos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...